Brasil,

Mergulhou e sentiu dor no ouvido? Saiba o que pode estar acontecendo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessio Venturelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Exposição à água favorece inflamações e infecções; especialista explica sinais de alerta e como se prevenir

Piscinas, mar, cachoeiras, rios e lagos fazem parte da rotina de férias e viagens de verão, mas também estão entre as principais causas de dor de ouvido nessa época do ano. O incômodo, que muitas vezes começa como uma simples sensação de ouvido tampado, pode evoluir para quadros de infecção se não houver atenção aos sinais e aos cuidados adequados.

Segundo a otorrinolaringologista Dra. Bruna Assis, do Hospital Paulista, a dor após o mergulho ocorre por diferentes fatores que afetam diretamente o conduto auditivo. “A água pode ficar acumulada dentro da orelha, causando sensação de pressão e desconforto. Além disso, a exposição a ambientes aquáticos — especialmente piscinas e cachoeiras — facilita o contato com bactérias e fungos, que podem desencadear infecções”, explica.

A especialista destaca que a umidade constante também favorece a inflamação da pele do canal auditivo. “A água irrita a região, tornando o ouvido mais sensível e vulnerável. Em alguns casos, especialmente durante mergulhos mais profundos, as mudanças de pressão também contribuem para a dor, quando o ouvido médio não consegue equalizar rapidamente”, acrescenta.

Quando a dor pode ser sinal de otite

Entre os principais sintomas estão dor à palpação, especialmente ao apertar a região do trágus, inchaço do canal auditivo, sensação de ouvido tampado, diminuição da audição e presença de secreção. “Sempre que surgirem sintomas auditivos, é fundamental procurar um otorrinolaringologista. O diagnóstico precoce evita complicações e acelera a recuperação”, orienta Dra. Bruna.

Prevenção faz toda a diferença nas férias

A boa notícia é que medidas simples ajudam a reduzir significativamente o risco de dor e infecção nos ouvidos durante o verão. A médica recomenda o uso de tampões de ouvido durante natação e mergulhos, além de secar bem os ouvidos após o contato com a água.

“Outro ponto importante é evitar o uso de cotonetes ou qualquer objeto dentro do ouvido. Pequenas escoriações no conduto auditivo funcionam como porta de entrada para bactérias e micro-organismos presentes na água”, alerta.

Pessoas com histórico de otite, praticantes frequentes de esportes aquáticos e pacientes com eczemas, coceira recorrente ou descamações no ouvido merecem atenção redobrada. “Esses grupos são mais suscetíveis e devem reforçar os cuidados preventivos, além de buscar orientação médica antes de períodos prolongados de exposição à água”, finaliza.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar