Uso da radioterapia no tratamento de linfomas
O linfoma é um dos tipos mais comuns de câncer no sangue. Afeta os linfócitos, que são um tipo de glóbulo branco, que viajam pelo sangue e pelo sistema linfático para defender o corpo contra invasores estranhos. Os linfomas possuem altos índices de cura, porém, quanto mais cedo diagnosticados ou com estádio mais inicial da doença, melhores serão os resultados. A taxa de cura é grande, porém é de relevante importância que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas.
De acordo com a rádio-oncologista do Oncoville, Paula Soares, a radioterapia é adotada como parte do tratamento para a maioria dos pacientes com linfoma de Hodgkin e consiste na radiação do órgão-alvo com doses fracionadas. “A radioterapia atua como tratamento adjuvante, ou seja, após a quimioterapia”, explica.
Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer – INCA apontam, para o Linfoma de Hodgkin (LH), uma estimativa anual média de casos novos (triênio 2023–2025): 3.080 casos, sendo 1.500 em homens, 1.580 em mulheres, com taxa bruta de aproximadamente 1,4 casos por 100 mil habitantes para ambos os sexos. Para o Linfoma não Hodgkin (LNH), a estimativa anual média de casos novos é de 12.040 casos, sendo 6.420 em homens e 5.620 em mulheres. Esse tipo de LNH é o nono tipo de câncer mais frequente nos homens, e o nono em mulheres, excluindo tumores de pele não melanoma. O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea.
Os linfomas geralmente se desenvolvem quando uma alteração ou mutação ocorre dentro de um linfócito, fazendo com que a célula anormal se replique mais rápido ou viva mais do que um linfócito normal. Como os linfócitos normais, os linfócitos cancerosos podem viajar pelo sangue e pelo sistema linfático e se espalhar e crescer em muitas partes do corpo, incluindo os gânglios linfáticos, baço, medula óssea e outros órgãos. São divididos em dois tipos: Linfoma de Hodgkin e Linfoma não-Hodgkin, sendo que ambos os tipos afetam os linfócitos.
O principal exame para diagnosticar o linfoma de Hodgkin é a biópsia de um dos linfonodos comprometidos. Caso seja confirmado, é preciso realizar mais exames para verificar extensão da doença ou o seu estadio.
Quais os sintomas?
Um sintoma característico de linfoma são os caroços ou nódulos, que são gânglios linfáticos inchados (glândulas). Outros sintomas do linfoma são febre, perda de peso, suor noturno.
Ainda não se sabe o que faz surgir um linfoma, mas existem alguns fatores que podem aumentar um pouco o risco de desenvolver a doença, como idade, sexo (já que costuma afetar um pouco mais os homens), história da família, imunidade reduzida e infecções.
Tratamento com IMRT
Os tratamentos para linfoma podem variar dependendo do tipo de linfoma e incluem quimioterapia, radioterapia e terapias direcionadas. “A decisão de usar radioterapia vai depender do tipo de linfoma, do estágio da doença, da resposta à quimioterapia bem como idade, condições gerais de saúde do paciente e da localização do tumor. Atualmente, são usadas técnicas modernas, como, por exemplo, a IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), quando indicada. Essa técnica ajuda a proteger tecidos saudáveis e reduzir efeitos colaterais, conforme aponta Paulo Petchevist, físico médico do Oncoville.
A radioterapia tem como objetivo principal eliminar doenças residuais, consolidar a resposta ao tratamento, evitar recidivas locais, paliar sintomas (em doença avançada ou recidivada).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário