Brasil,

Você faz tudo certo e não emagrece? O problema pode estar no seu intestino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mulher com a mão na barriga. (Crédito: Freepik) Mulher com a mão na barriga. (Crédito: Freepik)

Disbiose intestinal pode comprometer o metabolismo e dificultar a perda de peso. Médico explica como identificar o desequilíbrio e quando procurar suporte especializado.

Você já segue uma alimentação balanceada, pratica exercícios físicos com regularidade e ainda assim não consegue emagrecer? De acordo com o médico Danilo Nunes Almeida, pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN e fundador da Clínica Versio, em Vitória (ES), o emagrecimento acontece quando o corpo gasta mais calorias do que ingere. “Essa é uma equação básica. Mas quando a perda de peso não acontece, mesmo com esforço e disciplina, é sinal de que algo pode estar desregulado internamente”, explica. Um dos vilões silenciosos é a disbiose, um desequilíbrio na microbiota intestinal (conjunto de bactérias e outros microrganismos que habitam o intestino) que afeta diretamente o metabolismo, a absorção de nutrientes e a resposta inflamatória do organismo.

O médico explica que cada corpo reage de maneira única ao combo “dieta e exercícios”, por isso tratamentos genéricos muitas vezes falham. “A mesma estratégia que funciona para um paciente pode ser completamente ineficaz, ou até prejudicial, para outro. É por isso que o acompanhamento individualizado é tão importante”, afirma o médico.

Além da disbiose, fatores como alterações hormonais, hipersensibilidade alimentar e predisposições genéticas, entre outros, podem interferir diretamente no resultado. E o mais comum: o paciente sequer percebe que há algo errado. A disbiose, por exemplo, pode ocorrer mesmo em pessoas que têm hábitos saudáveis e não apresentam sintomas digestivos evidentes. “O intestino é o centro de muitas funções vitais. Quando há desequilíbrio na flora intestinal, o corpo inteiro pode sofrer — do ganho de peso à baixa imunidade, passando por alterações de humor, compulsão alimentar e retenção de líquidos”, pontua Danilo.

Quais são os sintomas da disbiose?

O médico explica que os sintomas da disbiose intestinal podem variar bastante de pessoa para pessoa, mas alguns sinais são comuns e merecem atenção. Entre eles estão distensão abdominal, gases em excesso, constipação ou diarreia, sensação de estufamento após as refeições, refluxo, cansaço frequente, queda na imunidade, alterações no humor, como irritabilidade e ansiedade, e até dificuldade de concentração. “Em muitos casos, esses sintomas são sutis ou intermitentes, o que dificulta a percepção do problema, e por isso, o acompanhamento médico é fundamental”, alerta.

Mas como saber se você tem disbiose e que ela está afetando seu emagrecimento? O diagnóstico pode envolver avaliação clínica, análise de sintomas e exames laboratoriais. Danilo Nunes Almeida afirma que, além dos exames de sangue tradicionais, existem testes que já permitem uma análise aprofundada da microbiota intestinal. “Em alguns casos, quando os sintomas persistem mesmo com mudanças no estilo de vida, podemos recorrer a exames mais específicos, como os que avaliam a microbiota intestinal ou hipersensibilidades alimentares, para entender com mais profundidade o que pode estar dificultando a resposta do organismo. São recursos que ajudam a orientar condutas com mais precisão, sempre a partir da necessidade clínica de cada paciente”, esclarece.

Até uma salada pode ser prejudicial

Danilo explica que, em casos de disbiose, até mesmo alimentos considerados saudáveis, como saladas, legumes crus ou certos grãos, podem agravar os sintomas, aumentar a inflamação intestinal e, até mesmo, inflamação sistêmica crônica — que atinge o corpo todo. “Isso acontece porque, dependendo do desequilíbrio na microbiota, ocorre uma perda da defesa e da integridade da barreira intestinal, abrindo passagem de toxinas, micro-organismos e, até mesmo, partículas de alimentos não-digeridos para dentro da corrente sanguínea. Essa condição é conhecida como intestino permeável e pode levar a uma inflamação geral do organismo”, alerta.

De acordo com o médico, uma vez inflamado, o corpo ativa o seu sistema de defesa e pode produzir anticorpos para diversos tipos de alimentos como verduras, legumes e até os considerados anti-inflamatórios, como cúrcuma e alho. “É por isso que uma dieta personalizada é primordial. O que faz bem para um, pode ser prejudicial para outro. O tratamento da disbiose precisa considerar o estado do intestino naquele momento e ser ajustado conforme a evolução clínica do paciente”, orienta o médico.

A proposta, segundo ele, não é fazer terrorismo alimentar, mas usar a ciência para personalizar a conduta e evitar o famoso efeito sanfona. “Quando entendemos como o corpo do paciente responde, conseguimos ajustar a alimentação, os suplementos e as intervenções com muito mais segurança e resultados duradouros”, reforça.

Como manter o intestino saudável?

O médico Danilo Nunes Almeida orienta sobre alguns cuidados simples podem ajudar a manter o intestino em equilíbrio:

- Reduzir ao máximo, ou idealmente eliminar, o consumo de ultraprocessados e bebidas adoçadas
- Evitar o consumo de álcool
- Priorizar o consumo de fibras, vegetais e alimentos naturais - variando os alimentos e preferindo frutas e verduras da estação
- Incluir alimentos fermentados (como iogurtes, kefir, kombucha e chucrute) na rotina
- Praticar atividade física regularmente, preferencialmente ao ar livre (o que ajuda no gerenciamento do estresse)
Dormir bem e cuidar da saúde emocional
Utilizar anti-inflamatórios e antibióticos somente com prescrição médica

Danilo Nunes Almeida (CRM/ES 17592) é médico pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e pós-graduando em Metabolômica pela Academia Brasileira de Medicina Funcional Integrativa. Atua com foco em emagrecimento, saúde hormonal, saúde intestinal e medicina de precisão. Fundador da Clínica Versio, localizada em Vitória (ES), é especialista em transformar dados clínicos, como genética, microbiota e hipersensibilidades alimentares, em estratégias de tratamento personalizadas, com foco em resultados reais e sustentáveis. Conheça o Instagram Clinica Versio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar