SEGS Portal Nacional

Saúde

IA e saúde mental: os riscos do uso de tecnologia no diagnóstico psicológico

  • Quarta, 30 Abril 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Franciele Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Professor de Psicologia da Una Jataí destaca a importância da escuta humana qualificada no cuidado com transtornos mentais e alerta sobre os perigos do autodiagnóstico

Com o avanço da inteligência artificial (IA) na área da saúde, surgem também dúvidas sobre os limites e responsabilidades no uso dessas tecnologias para o diagnóstico de transtornos mentais como depressão, ansiedade ou TDAH. Para o professor Murilo Assis, do curso de Psicologia da Una Jataí, é fundamental reforçar que a IA não substitui o olhar clínico e a escuta qualificada de um profissional.

“A IA não é recomendada para identificar transtornos mentais. Para isso, são necessários testes específicos, avaliação clínica, observação do comportamento verbal e não verbal, anamnese e todo um conjunto de práticas que são inerentes ao trabalho humano”, afirma o professor.

Segundo Assis, um dos principais riscos está no autodiagnóstico baseado em plataformas digitais e testes online. “Muitas pessoas acabam se rotulando com base em conteúdos de redes sociais, o que pode gerar ansiedade, reatividade ou até mesmo piorar quadros de saúde mental. Essas ferramentas aumentam a probabilidade de falácias e respostas ansiogênicas”, explica.

Embora a IA possa ser útil como ferramenta auxiliar, ela precisa ser mediada por profissionais qualificados. “A tecnologia pode ter funcionalidade na triagem inicial, desde que utilizada por psicólogos ou psiquiatras capacitados. O problema está quando ela é usada de forma isolada ou sem critério técnico”, destaca o professor.

Assis também ressalta que o uso de IA ou conteúdo automatizado em saúde mental não deve ferir o Código de Ética da profissão. “As diretrizes do Conselho Federal de Psicologia impedem que qualquer tecnologia substitua o papel do psicólogo. Ainda não existe ferramenta capaz de substituir o contato humano, a escuta empática e o manejo clínico especializado.”

Para quem busca apoio, o professor recomenda atenção aos sinais de alerta, como prejuízos na vida social ou profissional, sofrimento emocional constante e perda de interesse por atividades cotidianas. “Nesses casos, a busca por acompanhamento psicológico é indispensável. O profissional é preparado para escutar, acolher e conduzir o processo terapêutico de forma segura.”

Ele também reforça a necessidade de uma maior psicoeducação da população sobre o tema. “Temos observado um aumento de pessoas que chegam ao consultório com autodiagnósticos feitos a partir de vídeos, posts ou testes de internet. Nosso papel é acolher essas demandas, mas também orientar sobre a importância de se basear em fontes confiáveis e procurar ajuda qualificada.”

Para Assis, a IA pode ser uma aliada — desde que usada com ética, responsabilidade e como suporte ao trabalho humano. “Nada substitui a escuta. Nada substitui o vínculo”, conclui.

Sobre a Uma

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 370 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.    

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards - FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version