SEGS Portal Nacional

Saúde

Maior acesso à vacina contra HPV, ao teste molecular e ao tratamento aproxima Brasil da meta da OMS

  • Quarta, 12 Março 2025 18:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Moura Leite Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Divulgação

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) destaca avanços recentes do país, como a retomada da imunização contra o vírus HPV nas escolas e as incorporações no SUS da videolaparoscopia e do teste molecular HPV-DNA como medidas que colocam o Brasil na rota da meta de eliminação do câncer de colo do útero nos próximos anos

Em alusão à campanha Março Lilás, de conscientização sobre câncer de colo do útero, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) chama a atenção para as recentes conquistas do país relacionadas com a ampliação do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a mais incidente dentre todas as neoplasias ginecológicas. Para o ano de 2025, a previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que mais de 17 mil brasileiras recebam o diagnóstico de câncer de colo do útero.

As recentes conquistas são a retomada da imunização por meio da vacina contra o HPV nas escolas de todo o país, como parte do Calendário Nacional de Vacinação; assim como as as incorporações no Sistema Único de Saúde (SUS) da videolaparoscopia – modalidade de cirurgia minimamente invasiva – para pacientes com câncer de colo do útero e do exame molecular HPV-DNA, que possibilita identificar a presença de HPV de alto risco antes que a infecção venha a causar uma lesão pré-câncer. “O movimento Brasil sem Câncer do Colo do Útero, promovido por sociedades médicas, entre elas a SBCO, coloca, definitivamente, o país como uma das nações protagonistas rumo à meta de ter a próxima geração livre do câncer de colo do útero”, celebra o cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, vice-presidente da SBCO.

SAIBA MAIS SOBRE A META DA OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu três metas principais para a eliminação global do câncer do colo do útero, no qual o Brasil está incluído:

- Vacinação: ter 90% das meninas de 9 a 14 anos vacinadas contra o HPV.
- Rastreamento: ter 70% das mulheres de 35 e 45 anos com teste de HPV-DNA.
- Tratamento: ter 90% das mulheres com lesões iniciais devidamente tratadas.

Estas metas representam um caminho para eliminar o câncer de colo do útero como um problema de saúde pública. Com a continuidade das ações de conscientização, a ampliação da cobertura vacinal e o fortalecimento do rastreamento, o Brasil tem a oportunidade de ser um exemplo mundial na erradicação dessa doença.

TRATAMENTO - As opções de tratamento incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia, sendo a escolha individualizada para cada paciente. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de colo do útero superam os 90%. “O tratamento pode incluir cirurgia para remoção da lesão, radioterapia e/ou quimioterapia dependendo do estádio da doença”, observa o cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da SBCO,

“Nos últimos anos, houve avanços significativos no tratamento do câncer de colo do útero em diversas áreas. Há desde inovações em técnicas cirúrgicas a estudos que auxiliam a tomar melhores decisões, além de novas classes de medicamentos, como a imunoterapia e as terapias-alvo. Tudo isso produz impacto na melhora dos resultados e da qualidade de vida das pacientes”, reforça Reitan Ribeiro.

ATENÇÃO AOS FATORES DE RISCO E SINTOMAS - No início, o câncer de colo do útero pode ser silencioso. Porém, alguns sintomas podem servir de alerta, como sangramento vaginal anormal, corrimento com odor desagradável, dores pélvicas ou desconforto durante relação sexual. Havendo a presença desses sintomas, é recomendado procurar um médico especialista.

A infecção persistente pelo vírus HPV está por trás da quase totalidade dos casos. Esse vírus pode ser prevenido com vacinação e hábitos seguros. Os fatores de risco conhecidos são: infecção por HPV sem tratamento, histórico familiar da doença, início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros e tabagismo (que reduz a imunidade do organismo).

VAMOS FALAR DE PREVENÇÃO - É indicada a vacina contra o HPV, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), para meninas e meninos de 9 a 14 anos; homens e mulheres transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual. É indicada também a realização de exames preventivos como o Papanicolau e, quando indicado, do teste molecular HPV-DNA molecular; além do uso de preservativo para reduzir o risco de infecção pelo HPV. Também é importante não fumar.

Sobre a SBCO - Fundada em 31 de maio de 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que agrega cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com câncer. Sua missão é também promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes, fortalecendo e representando a cirurgia oncológica brasileira. É presidida pelo cirurgião oncológico Rodrigo Nascimento Pinheiro (2023-2025).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version