SEGS Portal Nacional

Saúde

Câncer de bexiga: não ignore a presença de sangue na urina

  • Segunda, 01 Julho 2024 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heverson Bayer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

 De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, todos os anos são diagnosticados aproximadamente 11 mil novos casos de câncer de bexiga no Brasil sendo homens brancos com mais de 60 anos o principal grupo de risco. O tabagismo é o principal fator de risco para o surgimento do câncer de bexiga. Ressalte-se que o hábito de fumar aumenta em três vezes as chances de desenvolver a doença e está ligado a 65% dos casos diagnosticados em homens e em 25% dos casos em mulheres.

O urologista e cirurgião oncológico Dr. Antônio Brunetto Neto, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, explica que o câncer de bexiga está entre os mais comuns (segundo tumor mais comum do trato urinário) e na maioria das vezes começa nas células (as chamadas células uroteliais) que revestem o interior da bexiga. As células uroteliais também são encontradas nos rins e nos ureteres que conectam os rins à bexiga. O câncer urotelial também pode acontecer nos rins e ureteres, mas é muito mais comum na bexiga. O tumor de células escamosas, considerados raros, estão relacionados à irritação crônica por cálculos na bexiga, cateteres e infecções crônicas.

O câncer de bexiga costuma apresentar sintomas, por isso é importante ficar alerta aos sinais como sangue na urina (hematúria); dor ou ardência ao urinar; necessidade frequente de urinar e dor na região pélvica e nas costas.

Quando consultar um médico

Como esse tipo de câncer não é frequente, não há rastreamento periódico, como a mamografia ou os da próstata, por isso é importante manter uma rotina de check-ups. “No caso de a pessoa perceber que tem urina com alteração de coloração e estar preocupada se pode ou não conter sangue, agende uma consulta com médico para verificá-la. Aproveite, também, para informar outros sinais que possa sentir”, recomenda.

O tumor de bexiga costuma ser identificado por exames de urina e de imagem – a ultrassonografia, que tem capacidade de visualizar tumores de bexiga superiores a 0,5 cm (além de excluir câncer de rim). “Em caso de suspeita, para um diagnóstico definitivo, sugerimos também uma avaliação endoscópica (endoscopia de bexiga). Na eventualidade da visualização de tumor vesical, pode-se iniciar o tratamento cirúrgico pela própria via endoscópica, sem cortes abdominais”, aponta o cirurgião oncológico do COP.

No caso de doenças agressivas e profundas nas camadas da bexiga, pode-se usar também a quimioterapia ou imunoterapia e anticorpos conjugados à droga – moléculas que se ligam ao tumor e liberam substâncias específicas dentro dele visando impedir que as células cancerosas de espalhem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version