SEGS Portal Nacional

Saúde

Você Sabe Quais São os Principais Riscos em Ser Um Atleta de Final de Semana?

  • Quarta, 04 Janeiro 2023 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Baldoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Muitas pessoas se aventuram em atividades físicas apenas nos finais de semana, mas você sabe o quanto essa prática é prejudicial?

Você sabe o que são os atletas de fim de semana? Recebem essa classificação todas as pessoas que não costumam praticar atividades físicas de segunda a sexta-feira, e aproveitam o sábado e o domingo para se exercitarem.

Pode parecer que essa atitude é benéfica para a saúde, porém ela esconde alguns riscos que precisam ser considerados. Nem sempre se exercitar durante esses dois dias é uma boa alternativa, principalmente quando o esforço realizado é muito intenso, já que o corpo não está acostumado.

Se os exercícios forem realizados de qualquer maneira, sem o calçado adequado ou o mínimo de conhecimento corporal, é comum que aconteçam lesões. “Para aqueles que praticam os esportes duas vezes na semana, sempre dou algumas dicas que acho essenciais nesse começo. Iniciar com moderação e aumentar a intensidade e o ritmo, aos poucos, fazer alongamento e alternar exercício aeróbico com fortalecimento muscular” – garante o fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos, Bernardo Sampaio.

Segundo o fisioterapeuta, o ideal é que os exercícios físicos sejam praticados de forma regular. Isso significa que devemos nos exercitar pelo menos um pouco todos os dias. É dessa forma que nosso corpo adquire condicionamento e melhoramos nossa saúde, já que esse despreparo traz prejuízos que podem ser muito severos, como por exemplo riscos cardiovasculares e físicos.

Riscos cardiovasculares: “O nosso coração bombeia sangue em um fluxo e intensidade adequados ao esforço realizado. Um atleta de fim de semana não tem um coração devidamente condicionado para uma partida intensa de futebol, por exemplo, corridas muito longas ou pedaladas por quilômetro. Para eles, existe uma chance maior de desenvolver arritmia ou sofrer uma parada cardíaca. ”, comenta o fisioterapeuta.

Os riscos são ainda maiores para aqueles que já apresentam patologias cardíacas ou uma tendência para elas. Esse esforço repentino do músculo cardíaco favorece a manifestação desses problemas ou o agravamento deles.

Riscos físicos: Não é somente o coração do atleta de fim de semana que não está preparado para essa sobrecarga de esforço: todo o restante de seu organismo não tem o condicionamento necessário, tanto musculatura quanto articulações. Elas também se acostumam a realizar sempre aqueles movimentos repetitivos, sem grande intensidade ou extensão. Podemos dizer que ficamos um pouco “enferrujados”, além de ter nossa força reduzida pela falta de treino.

“Então, quando chega o sábado ou domingo e exigimos demais do corpo, ele não apresenta uma resposta satisfatória e ficamos muito propensos a lesões, tanto musculares quando articulares, podendo afetar os tendões e outras várias estruturas.”, comenta Bernardo Sampaio.

Ainda segundo o fisioterapeuta, a rotina de exercícios físicos não deve ser iniciada ou retomada sem um acompanhamento ou avaliação específica, como o APP (Avaliação Pré- Participação), realizada por um médico do esporte, fisioterapeuta ou cardiologista, com exames clínicos e periódicos.

Com o passar do tempo, o gosto pelo esporte vai aumentando e muitos desses atletas amadores se aventuram em competições.

Como última dica, Bernardo explica que ao sentir dores constantes, mesmo que sejam moderadas, procure imediatamente um profissional. “Lesões recorrentes não tratadas são a maior causa de abandono da atividade física” – finaliza.

Para saber mais sobre tratamentos, dores, dicas, acesse o site do ITC Vertebral de Guarulhos e fique por dentro. www.itcvertebral.com.br

BERNARDO SAMPAIO

Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor de graduação e pós-graduação, leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da santa casa de são Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 08, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: 16 fatos essenciais que todo…

Dez 08, 2025 Saúde

Tratamento remoto para obesidade amplia acesso à saúde…

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version