Brasil,

Teste do pezinho ampliado ainda encontra obstáculos no SUS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Instituições de saúde mão conseguem arcar com o exame e atrasam a coleta, que deve ser feita dentro de um período específico

Mais de um ano após a divulgação da Lei que ampliou o número de doenças detectadas pelo teste do pezinho, os serviços públicos de saúde alegam encontrar dificuldades para conseguir realizar os testes. O número de doenças detectadas foi estendido de 6 para mais de 50, mas maternidades e clínicas que atendem pelo Serviço único de Saúde (SUS) não têm conseguindo arcar com os custos dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido.

De acordo com o infectologista e diretor da Target Medicina de Precisão, Adelino Melo, é essencial ter-se um único exame que identifique as doenças listadas na Lei, pois a maioria delas não são facilmente detectadas e que, quando acometem a criança, podem ser fatais. O médico explica que o teste é totalmente invasivo, indolor e eficaz. “As doenças detectadas precocemente pelo tipo atual do exame são previa e prontamente tratadas”, explica o médico, “o que facilita a desafogar o serviço público de saúde”. Ainda conforme o especialista, se aumentar o rol de enfermidades, mais rápidos os tratamentos serão aplicados e mais mortes no primeiro ano de vida de crianças serão evitadas.

A lei só entrou em vigor, graças à insistência de mães que viram a importância da ampliação do exame. Larissa Carvalho, jornalista da TV Globo Minas, foi uma dessas mães que levantou a bandeira, pois não teve o diagnóstico precoce da enfermidade que acomete seu filho, doença que poderia ter sido detectada pelo exame, que é obrigatório a todos os recém-nascidos brasileiros.

As instituições de saúde relatam que os repasses para suprir os gastos com todas as etapas do exame não estão sendo feitos pelo poder público e as entidades, que já apresentam déficits financeiros, não conseguem cumprir a ampliação. O Governo Federal informa que a ampliação será escalonada, conforme prevê a lei, mas que ainda estão sendo discutidos os recursos para as etapas serem implantadas, de acordo com o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Gregory Carvalho. “A primeira etapa é a inclusão dos diagnósticos para toxoplasmose congênita. No dia 6 de junho o ministério publicou portaria sobre a implantação dessa etapa que agora está sendo discutida e articulada com os estados”. As informações foram repassadas em entrevista concedida pelo diretor ao portal da Câmara do Deputados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar