É possível desencaixar o quadril? Dr. David Gusmão explica como identificar e tratar
Muitas pessoas se queixam de sentir um desencaixe no quadril ao acordar e, até mesmo após ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, desconhecendo os sintomas e as causas do incômodo. Para sanar as dúvidas, o Dr David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, esclarece o que é e quais são os tipos mais comuns desta sensação de deslocamento de quadril e como isso pode afetar o bem-estar das pessoas no dia a dia.
Segundo o especialista, a sensação de deslocamento de quadril é gerada por um atrito de alta intensidade entre a cartilagem e a cabeça femoral da articulação. A patologia pode ocorrer em diversos estágios. Inicialmente, o paciente percebe uma sensação de “desencaixe” na articulação e sente dificuldade ao realizar as atividades cotidianas do dia a dia “O movimento natural do quadril sofre uma modificação e o atrito e o deslize da articulação ficam cada vez menos suaves”, afirma Dr. Gusmão.
Para identificar o problema, o especialista diz que o paciente costuma perceber uma perna mais curta do que outra, sente rigidez e passa a precisar usar muita força no movimento da articulação. Também pode ficar cada vez mais difícil colocar as meias e os calçados, por exemplo. Com o tempo, esse desgaste causa danos na cartilagem progressivo e um achatamento na cabeça femoral. Além disso, o Dr. David explica que o corpo produz em excesso um líquido rico em células inflamatórias com baixa contagem de ácido hialurônico que pode provocar dores e destruição da cartilagem.
Em estágios mais avançados, as dores no quadril são intensas, o encurtamento de uma das pernas fica cada vez mais evidente e a recuperação fica cada vez mais difícil. Para tratamento, o especialista indica, conforme o estágio do desgaste, uma terapia chamada de infiltração viscobiológica que utiliza ácido hialurônico com efeito de 6 a 12 meses para promover uma lubrificação de quadril e aliviar os incômodos. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia de substituição do quadril, a prótese do quadril.
Dr. David comenta também que há outras situações que podem causar uma sensação de deslocamento no quadril no paciente. O verdadeiro desencaixe, luxação do quadril, ocorre em situações mais graves, em traumas de grande energia, mas também pode acontecer a artrose decorrente da luxação congênita do quadril, o impacto femoroacetabular (condição que ocorre quando existe um contato anormal, estalos e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário