Brasil,

Armadilha inovadora contra mosquito da dengue reduz propagação em 80%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Beatriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O produto já foi testado em diferentes cidades de São Paulo, Paraná e no Distrito Federal

A Biovec, empresa do Grupo Lara, com o objetivo de impedir a transmissão do vírus da dengue, está importando exclusivamente para o Brasil o produto In2Care, que consiste em uma armadilha de auto disseminação contra o mosquito, agindo de forma a interromper o ciclo reprodutivo do vetor, reduzindo a sua infestação. No Brasil, o produto, que vem sendo testado desde 2020, apresentou eficácia na redução de mosquitos em 80%. As aplicações do In2Care já ocorreram no município de São Paulo, nos bairros Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia; em Santos, litoral de São Paulo; em Londrina, no Paraná; e no Distrito Federal.

Além da recomendação de não deixar a água parada, uma das formas mais conhecidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, é a pulverização de inseticida, mais conhecido como fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais pessoas contraiam a dengue. Por outro lado, estudos mostram que este produto pode causar intoxicação e tem apresentado baixa eficiência no combate ao vírus.

Já o In2care é uma armadilha que atrai mosquitos fêmeas do Aedes Aegypti, que estão prestes a produzir ovos. O mosquito repousa no local, deposita os ovos na água e é contaminado pelo larvicida lá aplicado. Quando os ovos se transformam em larvas na água, mais odores são gerados e atraem outros mosquitos para a armadilha. Depois, as larvas morrem antes de completarem o estágio de desenvolvimento.

Quando o mosquito fêmea contaminado sai da armadilha, o larvicida contido nele se dissolve e contamina outros locais com água, repetindo o mesmo ciclo que ocorre dentro da armadilha e matando novas larvas.

Esse produto é a forma mais inteligente e eficaz de combater o vírus, pois ele usa os hábitos do próprio mosquito para fazer a transferência dos larvicidas nos locais de água parada, eliminando sua possibilidade de reprodução. Além disso, trata-se de uma solução ambientalmente limpa.

Não só no Brasil a armadilha In2care obteve resultados positivos. O produto já foi implementado com altas taxas de eficácia em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Tailândia, Hong Kong, Malásia, Indonésia e México.

A chegada do produto In2Care no Brasil surge a partir de uma preocupação do Grupo Lara com o problema da propagação de dengue no Brasil, que segue como uma epidemia crítica no País ano após ano. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, com dados de junho, somente no primeiro semestre já houve aumento de 195,9% de casos em comparação com 2021, totalizando mais de 1 milhão de pessoas infectadas e 585 óbitos no período. O estado que lidera a lista de óbitos é São Paulo, com 200 pessoas infectadas que chegaram a falecer pela doença, seguido dos três estados da Região Sul.

Com esse cenário em vista, o Grupo Lara, por meio de sua empresa Biovec, partiu em busca de tecnologia no exterior para oferecer aos gestores de saúde pública dos municípios brasileiros uma alternativa mais eficaz para reduzir a propagação do mosquito da dengue.

O CEO do Grupo Lara, relata: “Essa ferramenta é uma extensão muito poderosa do trabalho do agente de saúde. Hoje, o controle de mosquitos do Aedes Aegypti no Brasil acontece por meio de campanhas educativas, ações de aplicação de inseticida aeroespacial e o serviço de agentes de saúde nas casas da população”.

“Com essa ferramenta o agente de saúde pode instalar a armadilha em uma casa e controlar os mosquitos do resto do bairro. Em cerca de 30 dias já se nota expressiva redução da população de mosquito nas redondezas das áreas instaladas”, destaca Daniel Sindicic.

O Brasil, apesar de ter outras ferramentas de combate ao vírus, ainda possui bastante preocupação com o tema, pois algumas das características das cidades brasileiras agradam bastante o Aedes aegypti, que prefere circular durante o dia em regiões urbanas, com clima úmido, chuvoso e quente. A armadilha In2Care chega ao País para mudar esse cenário.

Sobre o Grupo Lara

Grupo Lara atua em segmentos estratégicos. como: gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, geração de energia limpa, iluminação e saúde pública. Com mais de 30 anos de atuação e aproximadamente 1.000 funcionários. São onze empresas em seu portfólio espalhadas em várias regiões brasileiras. O Grupo também tem presença na Índia com a Antony Lara, especializada em soluções de gerenciamento de resíduos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar