Brasil,

Vacina contra varíola dos macacos deve chegar até setembro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Felipe Dantas Mousinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Especialistas recomendam a continuidade do uso de máscaras e atenção redobrada aos sintomas da doença

A varíola dos macacos (VM), também chamada de “Monkeypox”, é uma doença viral e endêmica na África Central e Ocidental. No entanto, o primeiro caso do vírus no Brasil foi relatado no dia 09 de junho, no estado de São Paulo. Mesmo com a previsão da chegada de imunizantes no final de agosto, as doses serão direcionadas, inicialmente, aos profissionais de saúde. Desta forma, pesquisadores explicam que, até que haja a disponibilidade da vacina para a sociedade em geral, a prevenção torna-se a melhor alternativa.

A professora do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Michely Moura, aponta a imunização como complemento de um processo mais complexo, que se soma à utilização de máscaras e higienização de mãos, por exemplo. Assim, a biomédica reforça a necessidade do cuidado contínuo e intensificado para evitar a doença chegando a mais pessoas. “Esse vírus transita por meio de saliva, gotas respiratórias e contato com lesões e fluidos. Vale ressaltar que os estudos nos mostram o vírus da varíola dos macacos com semelhanças ao da varíola humana e a vacina desenvolvida contra a doença se mostrou eficaz para ambas as doenças. Entretanto, desde a década de 80 não se realiza a imunização com vacina da varíola. Logo, enquanto novos estudos não forem finalizados, a vacina para varíola humana não é totalmente indicada e nem substitui a nova em andamento”, pontua Michely.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco da propagação para público em geral é considerado baixo. Mas, caso haja a infecção, a Organização orienta o monitoramento por um período de 21 dias, além de evitar o compartilhamento de utensílios e reforçar a higiene das mãos com água e sabão e/ou álcool gel. Em relação à medicação para tratamento, Michely conta que há um antiviral pronto para chegar ao país. “Felizmente, temos uma vacina em rota de entrega. Mas, antes da imunização acontecer de fato, teremos uma lacuna de tempo e, por isso, a prevenção ainda é a melhor alternativa. Ainda no começo deste mês de agosto, o Ministério da Saúde informou que receberá um antiviral de nome Tecovirimat para agir contra o surto da VM e deverá ser utilizado em casos mais graves. Logo, importante frisar e reforçar a utilização da máscara em grandes aglomerações como procedimento bastante salutar”, finalizou Michely Moura.

O Ministério da Saúde espera o primeiro lote com 20 mil doses do imunizante para o final do mês de agosto. O segundo lote, com 30 mil doses, tem previsão de chegada nos primeiros dias de setembro. A respeito dos sinais da VM, a OMS faz o alerta dos sintomas que requerem atenção, como febre, dor no corpo, manchas, pequenas lesões sólidas ou bolhas com pus. Nestes casos, o paciente deve procurar atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar