SEGS Portal Nacional

Saúde

No Dia Mundial do Colesterol, Grupo de Advocacy em Cardiovascular alerta para prevenção e controle das doenças do coração

  • Quinta, 04 Agosto 2022 09:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A cada 90 segundos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, importante fator de risco para problemas doenças do coração e do sistema circulatório.

Neste 8 de agosto, em que o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) faz um alerta para a diminuição do número de mortes por doenças cardiovasculares no país. Um dos objetivos é estimular a prevenção e identificação de fatores de risco na atenção da Saúde Primaria, promovendo a Educação em Saúde, para que a população conheça os principais fatores de risco.

“Além de conscientizar, precisamos garantir o acesso ao tratamento para paciente de alto risco e adesão do paciente a esse tratamento, para o melhor prognóstico”, afirma Andrea Bento, cofundadora da Colabore com o Futuro, negócio social que tem como objetivo ampliar o acesso da população à Saúde e organizador do GAC.

Uma das principais metas do Grupo é a implementação de Políticas Públicas, programas, capacitação de médicos e maior atenção dos fatores de risco por parte da população, com o engajamento da sociedade civil participando dos processos de decisão em saúde, com o objetivo de pleitear o acesso às tecnologias básicas e também aos medicamentos essenciais para os pacientes.

O Ministério da Saúde se comprometeu, recentemente, em investir R$ 20 milhões para prevenção e controle das doenças cardiovasculares. “Defendemos ações objetivas, como a promoção de campanhas de conscientização - como o incentivo a hábitos saudáveis - e de rastreamento (testes de colesterol, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de risco cardiovascular e de risco de diabetes tipo 2), por exemplo. Queremos atuar junto às autoridades para estabelecer metas específicas sobre o controle das altas taxas de colesterol nas políticas nacionais de controle de doenças crônicas, que perpassam por este mapeamento da população brasileira”, destaca Patrícia Vieira, diretora-executiva da Associação Hipercolesterolemia Familiar, membro do GAC.

Um dos exemplos é garantir que o paciente de muito alto risco tenha o nível de LDL - também chamado de colesterol ruim - abaixo de 50 mg/dL, segundo meta estipulada pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esses menores níveis, durante o período de dois anos, reduzem em cerca de 22% a chance de novos eventos cardiovasculares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version