SEGS Portal Nacional

Saúde

Oxitec e Governo de Djibouti anunciam parceria para combater mosquitos transmissores da malária na África

  • Terça, 05 Julho 2022 11:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Guerra
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com apoio do Governo de Djibouti, tecnologia que cria mosquitos do Bem™ visa ajudar a combater o mosquito vetor da malária, Anopheles stephensi

A Oxitec e o Ministério da Saúde de Djibuti anunciaram uma parceria para combater o mosquito transmissor da malária no país, Anopheles stephensi, por meio do Programa Nacional Contra a Malária. O acordo inclui a Association Mutualis, uma organização djibutiana sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias na saúde pública em Djibuti.

A espécie invasiva Anopheles stephensi, que é nativa da Ásia, causou um aumento massivo nos casos de malária urbana na capital de Djibuti desde que foi relatada pela primeira vez, em 2012. O número de pessoas infectadas, que inicialmente chegava a centenas, hoje soma dezenas de milhares. Em Djibuti, onde 70% das pessoas vivem na capital, essa invasão expôs a maior parte da população do país. Além disso, estão sendo registrados casos em outros países da região, como Etiópia, Sudão e Somália. Os principais especialistas em malária alertaram que "são necessárias ações urgentes para evitar o surgimento de epidemias urbanas de malária, o que causaria um desastre na saúde pública".

Em razão do cenário alarmante, o governo de Djibuti expressou a necessidade de, como parte de uma abordagem integrada, apresentar soluções inovadoras para complementar as ferramentas existentes, tais como redes mosquiteiras, pulverização residual interna ou gestão ambiental. Com isso, o governo de Djibuti abordou a Oxitec em 2018 para explorar como a tecnologia mosquito do Bem™, com eficácia comprovada contra o mosquito da dengue, Aedes aegypti, poderia servir como uma nova ferramenta para combater o vetor urbano da malária.

"Estamos entusiasmados e honrados em ser parceiros do Governo de Djibouti e da Association Mutualis enquanto trabalhamos juntos para desenvolver a mais nova tecnologia de mosquitos do Bem™ da Oxitec. É exatamente esse tipo de parceria público-privada que abre um potencial real de impacto na saúde pública para novos e crescentes desafios de saúde. A liderança de Djibouti nesta frente servirá, sem dúvida, como um exemplo de como outros países da região poderão abordar questões emergenciais, especialmente frente a um clima com rápidas mudanças. Estamos entusiasmados com nossa parceria com o Governo do Djibuti e a Mutualis, pois representa mais uma colaboração que empreendemos para levar nossas tecnologias a causarem impacto", afirma Grey Frandsen, CEO da Oxitec.

A Oxitec lançou recentemente o Aedes do Bem™ como um produto comercial para residências, comunidades e empresas no Brasil, focado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zyka, chikungunya e febre amarela. O programa de malária da Oxitec está em pleno andamento, e essa parceria inaugura uma nova fase, que permitirá a validação em campo da solução Anopheles Stephensi do Bem™.

"Como governo, estamos focados em oferecer um controle vetorial seguro, eficaz e sustentável para proteger nosso povo contra os mosquitos que disseminam doenças. Esta nova parceria demonstra o compromisso do nosso governo em liderar a mudança na forma como os mosquitos que disseminam a malária são combatidos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Oxitec para explorar o impacto que esta nova solução pode causar nas comunidades ameaçadas pela malária em nosso país e acreditamos que esse tipo de colaboração público-privada é o caminho a seguir para produzir impacto em muitos campos", diz o Ministério da Saúde de Djibouti.

Para a Association Mutualis, "as ferramentas atuais de gestão vetorial são inadequadas no combate a Anopheles Stephensi e, apesar de nossos melhores esforços, a malária continua a assolar as pessoas em nossa capital e arredores. Estabelecemos uma forte parceria com a Oxitec com um propósito comum: melhorar o manejo desse mosquito invasivo para o benefício das comunidades ameaçadas pela malária. Sua solução do Bem™ representa uma nova e promissora ferramenta que aguardamos ansiosamente para avaliar em Djibuti".

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para controlar pragas que transmitem doenças, destroem culturas e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec foi criada por dois cientistas do Departamento de Zoologia de Oxford, que desenvolveram a base da tecnologia autolimitante para controle de insetos. Atualmente, é liderada por uma equipe composta por especialistas de 15 nacionalidades e apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Com sede em Campinas, a empresa está presente no Brasil desde 2011.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version