Educação sexual: saiba como e por que ela deve ser desenvolvida na escola
Colégio Anglo Chácara Santo Antônio promove atividade em que grupos de alunos desenham silhuetas humanas, relacionando anatomia com psicologia e dinâmicas sociais, encontrando um espaço seguro – e sem constrangimento – para tirar quaisquer dúvidas
Quando um indivíduo atinge a puberdade, muitas dúvidas sobre essa fase aparecem, sejam elas sobre os próprios sentimentos, as sensações, a orientação sexual ou os métodos de contracepção. Apesar da importância de entender e discutir o tema, como meio de garantir a segurança e saúde dos jovens, a educação sexual nas escolas ainda é extremamente precária – em alguns casos, é até mesmo um tabu.
Importância da educação sexual
“É importante destacar que a sexualidade não deve ser confundida com a prática sexual. Sexualidade é um fenômeno multifacetado, em que as dimensões biológica, psicológica e social atuam simultaneamente”, explica Bianca Ventura, orientadora educacional do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Anglo Chácara Santo Antônio. Com aulas bem estruturadas sobre o tema, os estudantes poderão desenvolver autoconhecimento, autocuidado e, claro, a saúde dos seus relacionamentos, evitando, inclusive, cenários de violência.
O assunto no ambiente escolar
Incluir a educação sexual dentro das escolas traz diversas vantagens. Os estudantes encontram uma base sólida de conhecimento e um campo no qual podem tirar suas dúvidas. Nesse contexto, é importante que os educadores criem um contexto seguro e de confiança, para que os jovens não tenham medo e não sejam julgados, principalmente por colegas. É bem provável que a maioria dos educandos tenha uma pergunta “secreta”, muitas vezes compartilhada pelos demais. Essa dúvida só virá à tona se todas e todos se sentirem integralmente confortáveis. Assim, a escola exerce seu papel de formar cidadãos completos.
Atividade no Colégio Anglo Chácara Santo Antônio
No Anglo Chácara Santo Antônio, um exemplo de atividade para abordar de modo eficiente o assunto consiste em uma dinâmica coletiva, guiada pelo professor. Organizados, de acordo com seus vínculos pessoais, em grupos de 4 pessoas, os alunos recebem a tarefa de desenhar uma silhueta humana em tamanho real.
Com o desenho feito, cada grupo deve representar os órgãos relacionados à sexualidade, sem conferir as produções alheias. Depois, a sala analisa, em conjunto, os aspectos biológicos (anatomia humana), sociais (se traçaram pelos ou maquiagem, por exemplo) e psicológicos (se houve ou não a inclusão do cérebro e coração no trabalho). Todos esses pontos devem ser considerados para a discussão da turma.
Após a conversa, o educador disponibiliza uma caixa onde os jovens podem deixar dúvidas e reflexões de forma anônima, obtendo informações úteis sem constrangimento.
Conhecimentos trabalhados
Em relação aos saberes adquiridos, a orientadora comenta: “O debate traz à tona não somente o conhecimento cientificamente produzido, mas as vivências típicas de uma determinada faixa etária e contexto, permitindo que todos reflitam sobre a construção social da intimidade e a importância de preservarem os valores pessoais.”
Sobre o Anglo Chácara Santo Antônio. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Anglo Chácara Santo Antônio atende os segmentos do Ensino Fundamental ao Médio, concentrando práticas pedagógicas modernas e inovadoras, necessárias para o estudante do século XXI, alicerçadas na tradição e força da marca Anglo. Assim, compromete-se com o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a fim de que o mundo possa contar com cidadãos ainda mais responsáveis e conscientes de sua atuação na sociedade, trabalhando para a formação humanista, estimulando valores de responsabilidade individual, social, ambiental, para a capacidade de resolver problemas e para o desenvolvimento de soluções criativas no dia a dia.
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