Brasil,

Pré-eclâmpsia: identificando os sintomas e conhecendo os cuidados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Domingos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem: Daniel Reche – Pexels.com Imagem: Daniel Reche – Pexels.com

Obstetra especialista em reprodução humana, Dra. Carolina Curci, explica a constância de casos e o desconhecimento das gestantes

Estar gestante é uma condição de novidades e mudanças todos os dias. Por isso, é importante que a mulher faça o pré-natal e acompanhe a rotina com o ginecologista para entender as necessidades desse período. No Brasil, Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgado em 2021, aproximadamente 13,8% das mortes maternas no país estão relacionadas à pré-eclâmpsia.

O nome pré-eclâmpsia talvez assuste muitas mulheres na fase gestacional, mas a doença é muito conhecida, está categorizada como hipertensiva, ou hipertensão durante o período gestacional, mas não acomete todas as mulheres.

Durante o desenvolvimento do bebê, surgem novos vasos sanguíneos que possuem a função de levar sangue para a placenta, ou seja, dar força para o desenvolvimento sadio do feto. No caso das mulheres pré-dispostas a eclampsia, a formação desse vaso não acontece de forma regular, e podem gerar riscos tanto para o bebê como para a gestante.

“Quando falamos da necessidade de um relacionamento para conhecimento do corpo, é entender que o que posso ou não fazer. Quando estou avaliando alguma paciente que deseja engravidar, questiono a paciente sobre idade, histórico de problemas de saúde dos familiares”, comenta Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra.

Atualmente algumas mulheres tem postergado a gestação, por motivos pessoais e profissionais, com isso o risco de ter um pré eclampsia e outras complicações durante a gestação acaba aumentando, pois sabe-se que quanto mais velho o organismo, maiores os riscos. Por isso o congelamento de óvulos tem sido tão procurado e vem auxiliando essas mulheres no desejo de ser mãe e ter uma gestação saudável. “Mesmo que o corpo já esteja mais envelhecido, os óvulos estarão saudaveis, pois sabe-se que quanto mais nova coletar e congelar maior chances de sucesso”. explica Dra. Carolina.

Para melhor entendimento, a profissional destaca outros fatores associados a pré-eclâmpsia, confira:

Histórico de familiares com hipertensão.

Gestações com parceiros diferentes.

Gestação de gêmeos e/ou mais.

Segunda gestação com intervalo muito grande da primeira.

A Dra. Carolina Curci ressalta, que o tratamento da pré-eclâmpsia é previsto durante o pré-natal com visitas mais recorrentes ao obstetra, assim como realização de exames para acompanhamento da frequência cardíaca.

Sobre a Profissional

A Dra. Carolina Curci atua com Ginecologia, Reprodução Humana e Obstetrícia, formada pela universidade de Marília no Conjunto Hospitalar Mandaqui, cursou Dermatologia Estética na ISMD e Reprodução Humana no Gera/UNIP. Suas especializações sempre foram voltadas a áreas relacionadas à saúde da mulher desde estética ao pré-natal. Hoje é diretora técnica da Clínica Curci, onde atende gestantes de 18 a 55 anos, mulheres tentantes e que buscam acompanhamento ginecológico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar