Estudo comprova: exame RT-PCR antes de cirurgias reduz casos de transmissão hospitalar pela Covid-19
Núcleo de Pesquisa São Camilo avaliou 1.636 pacientes com câncer, sem sintomas de Covid, submetidos ao teste; resultado foi abaixo de 1% na taxa de infecção pós-operatória
Em decorrência das demandas impostas pela pandemia de Covid-19, as instituições de saúde precisaram criar protocolos e adaptar processos para controlar as transmissões em ambiente hospitalar e reduzir os riscos de complicações pós-cirúrgicas, garantindo, assim, o máximo de segurança aos pacientes para que pudessem continuar a realizar seus acompanhamentos, exames e diagnósticos.
Para auxiliar na questão, o Núcleo de Pesquisa Clínica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou um estudo que aponta para a importância da realização do teste de Covid antes de cirurgias oncológicas.
“Possibilitar uma via cirúrgica livre do vírus é muito importante em pacientes oncológicos, onde o procedimento pode ser a melhor opção de tratamento para muitos tumores”, explica Dr. André Lopes, coordenador de pesquisa em ginecologia oncológica do Núcleo.
A pesquisa, publicada na conceituada revista científica Annals of Surgical Oncology, revelou que o exame RT-PCR (swab nasal) para Covid-19 pode detectar pacientes que estejam assintomáticos ou com infecção precoce, diminuindo a transmissão hospitalar do vírus e reduzindo a taxa de infecção pós-operatória por SARS-CoV-2.
O estudo envolveu 1.636 pacientes sem sintomas de Covid, dos quais 6,2% testaram positivo e, portanto, tiveram suas cirurgias adiadas. “Com isso, obtivemos um número muito menor de casos de infecção no período pós-operatório, sendo de apenas 0,9%”, destaca o especialista.
Dr. André ressalta a relevância da medida pré-operatória, uma vez que pacientes com câncer infectados por Covid-19 têm maior probabilidade de efeitos adversos da cirurgia.
Além disso, o pesquisador salienta que o teste é uma das estratégias implementadas, juntamente com outras medidas, como redução das visitas hospitalares, uso de máscaras e higienização constante das mãos por pacientes e profissionais de saúde.
“Quando o paciente apresenta sintomas de Covid-19, previamente são adiados quaisquer procedimentos eletivos. No entanto, se o paciente assintomático realizar o teste e receber um resultado positivo, haverá a oportunidade de ser avaliado pela equipe responsável pelo tratamento, garantindo maior proteção e segurança”, finaliza.
Como participar de um estudo clínico?
Para fazer parte de uma pesquisa, não é necessário ser paciente da instituição, basta que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Núcleo de Pesquisa Clínica do São Camilo Oncologia.
Os interessados devem encaminhar o relatório médico e os exames que comprovam seu diagnóstico para o e-mail . Caso o paciente esteja apto a receber o tratamento com segurança, a equipe de recrutamento entrará em contato, agendando uma consulta, onde será feita a orientação e o encaminhamento para o estudo clínico proposto.
Vale frisar que, durante todo o estudo, o paciente recebe acompanhamento assíduo, sempre alinhado ao tratamento padrão, não oferecendo, portanto, quaisquer prejuízos à sua saúde.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 6 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 2 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>