SEGS Portal Nacional

Saúde

Sonoendoscopia é ferramenta eficaz para diagnosticar apneia obstrutiva do sono, doença que atinge 33% da população

  • Segunda, 21 Março 2022 11:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Garrafoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é referência nacional neste tipo de procedimento, que dura em média 30 minutos e ajuda a diagnosticar problemas nas vias aéreas superiores

Você sabia que a população mundial passa, em média, um terço de suas vidas dormindo? Mais do que isso: a má qualidade do sono está estreitamente ligada à patologias como a apneia obstrutiva do sono, problema que atinge cerca de 33% da população da cidade de São Paulo, segundo estudo do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, e que consiste na obstrução – parcial ou completa – das vias aéreas superiores durante o sono, provocando roncos e apneias. Se não receber o tratamento adequado, pode desencadear problemas cardíacos, diabetes, insuficiência respiratória, derrame e pressão alta. A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, é referência no diagnóstico e tratamento do problema por meio da sonoendoscopia, procedimento que avalia o comportamento da via aérea superior enquanto o paciente dorme.

O procedimento tem duração de aproximadamente 30 minutos e o paciente precisa fazer jejum de oito horas antes do início do exame. Após a administração do anestésico de rápida indução do sono, é inserido – via nasal – uma fibra fina com microcâmera que avalia por meio de um sistema de vídeo as estruturas da via aérea superior enquanto o paciente dorme.

O exame foca em três regiões principais: faringe, base de língua e epiglote. A partir daí são avaliadas as áreas de estreitamento, que resultam na apneia obstrutiva do sono. O paciente é liberado para as suas atividades logo após o término do exame, mas é obrigatório que esteja com um acompanhante.

O Dr. Danilo Sguillar, otorrinolaringologista e médico do sono da BP, alerta que os indivíduos acometidos pelo problema (apneia obstrutiva do sono) têm maior propensão para quadros cardiovasculares e metabólicos. Isso porque a fragmentação do sono e a queda intermitente do oxigênio durante a noite propiciam aumento do bombeamento cardíaco, mecanismos de resistência à insulina e possibilidade de diabetes mellitus do tipo 2. “Nesses casos, não adianta um paciente procurar somente um endocrinologista ou cardiologista. Ele também precisa pensar no sono dele. Muitas vezes as chaves dos problemas estão associadas ao sono em termos quantitativos e qualitativos”, afirma.

A sonoendoscopia é uma ferramenta diagnóstica que auxilia na conduta terapêutica. É indicada para avaliação pré-cirúrgica de procedimentos faríngeos ou esqueléticos e por isso pode auxiliar na tomada de decisão cirúrgica; simulação ou teste da eficiência do aparelho intra-oral (aparelho que interioriza a mandíbula confeccionado por dentistas especializados); ou quando a utilização do CPAP (que é um aparelho usado para emitir o ar com pressão para manter a via aérea do paciente aberta) não foi suficiente para mitigar os casos de apneia.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa da UNIFESP, a mais recente no país realizada em 2010, que avaliou uma amostra representativa da população de São Paulo (1042 participantes), a apneia obstrutiva do sono tem maior incidência em pessoas a partir dos 50 anos, em sua maioria homens, com índice de massa corpórea elevado, além de alterações faciais, como o indivíduo que tem o queixo mais recuado, língua volumosa e amígdalas aumentadas, por exemplo. “A porcentagem foi alcançada por meio da pesquisa e chamou bastante atenção, porque os trabalhos a nível mundial que envolviam prevalência da apneia do sono tinham marcas bem abaixo disso. Então, a pesquisa brasileira teve impacto mundial”, destaca Sguillar.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A instituição conta com mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version