SEGS Portal Nacional

Saúde

Como está a sua imunidade? Conheça os exames que mostram alterações na saúde

  • Sexta, 18 Março 2022 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Paschoal
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pexels/banco de imagens

Diretora médica do Frischmann Ainsengart apresenta os principais exames de avaliação da imunidade.

Curitiba, março de 2022. Quando falamos de cuidados com a saúde, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vem à mente, principalmente depois do início da pandemia do coronavírus, quando a população passou a se preocupar ainda mais em proteger o organismo de invasores. Dietas balanceadas, suplementos vitamínicos e mudanças de hábito são algumas das maneiras que a população encontra para fortalecer a imunidade. Mas você sabe realmente como ela está?

O sistema imunológico é formado por órgãos e células que trabalham para proteger o organismo contra infecções por micro-organismos, como vírus e bactérias. Pessoas que apresentam quadros de infecções de repetição podem estar com a imunidade comprometida e existem alguns exames de sangue que podem mostrar qual é o problema. O Frischmann Ainsengart, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba, conta com esses exames no portfólio e a diretora médica do laboratório, Myrna Campagnoli, esclarece como os principais funcionam:

Hemograma

O hemograma é um dos principais exames de sangue e tem como objetivo avaliar as células que fazem parte do sistema sanguíneo do paciente. Ele analisa informações específicas dos glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias) e plaquetas (coagulação).

Entre as doenças que um hemograma completo pode auxiliar no diagnostico estão: anemia, leucemia, infecções virais e bacterianas e alergias.

Na avaliação da imunidade, é preciso prestar atenção nos leucócitos, onde estão os linfócitos e neutrófilos, células importantes para de sistema imunológico. Se elas estiverem presentes em baixa quantidade no sangue, pode ser sinal de que o organismo está mais suscetível a infecções.

Imunoglobulinas

Outro exame que pode ajudar no diagnosticar e controle de tratamento de pessoas com alergias crônicas e quadros frequentes de infecções é o exame de imununoglobulina. Com uma amostra de sangue, é possível analisar a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente e em qual quantidade. Desta forma, com os resultados da análise do exame, é possível identificar doenças relacionadas à baixa imunidade. Alergias, hepatites e infecções virais, bacterianas e parasitárias são alguns exemplos.

São cinco os tipos de imunoglobulina analisados no exame:

• Imunoglobulina A: anticorpos presentes nas secreções genitais, urinárias, intestinais e do sistema respiratório.
• Imunoglobulina D: resultados alterados de Imunoglobulina D podem estar relacionados a presença de doenças autoimunes. Refere-se aos anticorpos presentes nas células de defesa do organismo que atuam na vigilância imunológica.
• Imunoglobulina E: resultados alterados podem indicar reações alérgicas a elementos específicos.
• Imunoglobulina G: é o principal tipo de anticorpo do organismo por constituir a memória imunológica do organismo. Está presente após a cura de doenças infecciosas e após a vacinação. Também auxilia no diagnóstico de infecções no tecido nervoso e esclerose múltipla.
• Imunoglobulina M: é o anticorpo presente no estágio agudo de doenças infecciosas. Auxilia no diagnostico durante a doença, mas desaparece rapidamente da corrente sanguínea após a cura.

Linfócitos T e B

Também realizado por amostra de sangue, o exame de Linfócitos T e B tem como objetivo identificar e avaliar deficiências imunológicas congênitas de linfócitos B, deficiências combinadas de imunidade humoral e celular e deficiências celulares do timo, órgão que produz um hormônio que faz com que os linfócitos trabalhem para proteger o organismo contra invasores. Os linfócitos são as células que produzem anticorpos. Alterações nos resultados significam alterações no sistema imunológico e devem ser investigadas por um médico.

Complemento total

O exame de Complemento total é utilizado para diagnosticar doenças autoimunes agudas ou crônicas, como o lúpus, e para identificar a causa de infecções de repetição. Por meio de uma amostra de sangue, o teste identifica os níveis do sistema complemento, que consiste em substâncias que agem como defesa contra infecções.

“Se um médico desconfia de deficiência imunológica, esses exames podem mostrar qual é o problema e qual é o tratamento mais assertivo para fortalecer o organismo e por isso tão importantes na rotina de cuidados com a saúde”, finaliza a doutora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version