Brasil,

Fisioterapia pélvica auxilia na prevenção da incontinência urinária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Felipe Dantas Mousinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fisioterapia pélvica auxilia na prevenção da incontinência urinária

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 40% das mulheres brasileiras podem sofrer do distúrbio de perda da urina

A partir de 2021, com a flexibilização das medidas restritivas da pandemia, muitas pessoas retornaram às atividades físicas, sejam em academias ou ao ar livre. Entretanto, a busca pelo fortalecimento muscular pélvico continua sendo um tema pouco procurado ou mesmo negligenciado por muitos. Ainda que a fisioterapia tradicional seja conhecida pelos benefícios oferecidos, fisioterapeutas alertam para o olhar atento à especialidade que conserva e trata o assoalho pélvico.

Com funções primordiais de suporte dos órgãos abdominais, pélvicos e manutenção da continência urinária e fecal, todo o assoalho pélvico demanda cuidados preventivos também no que diz respeito à saúde das gestantes. De acordo com a fisioterapeuta e gerente da Clínica-Escola da UNINASSAU Teresina, campus Redenção, Marília Santos, a fisioterapia pélvica é uma aliada das mulheres, sobretudo na gravidez e na terceira idade. “Enquanto o bebê cresce na barriga da mãe, toda a musculatura da pelve da gestante fica sobrecarregada, fazendo com que a bexiga seja pressionada. Então é aqui que entra a fisioterapia pélvica, pois um profissional ensinará exercícios para fortalecer e prevenir a queda do órgão, como também a incontinência e a maior laceração da região no momento do parto normal. Além disso, durante a menopausa, há a redução de hormônios, o que diminui o tônus muscular, aumentando a possibilidade de incontinência. Por isso, a fisioterapia pélvica também é bem-vinda nessa fase", explica Marília.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos de idade. Ainda de acordo com a fisioterapeuta Marília Santos, o envelhecimento pode ser um dos fatores para o desenvolvimento da doença, por conta da perda de colágeno, deixando a sustentação da bexiga e da uretra mais frágil, principalmente nas mulheres. Ela também alerta para a importância dos cuidados preventivos. “Na verdade, a incontinência urinária na velhice pode ser consequência da pelve malcuidada durante a juventude, principalmente em casos de vários partos naturais. Então, quanto mais cedo se começarem os acompanhamentos, melhores serão os resultados lá na frente. Mas a duração do tratamento será de acordo com as necessidades e respostas fisiológicas individuais. E, sem dúvidas, é o acompanhamento com profissionais especializados que fará a diferença”, finaliza Marília.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar