Brasil,

Mulheres representam 50% das doações de sangue em Niterói

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Poubel
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A maioria das doadoras no município tem idade entre 16 e 29 anos

No mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Clínica de Hemoterapia de Niterói divulgou que nos últimos dois anos aumentou o número de doações de sangue de pessoas do sexo feminino, representando hoje 50% em doação voluntária.

“Nos anos anteriores a 2020 tínhamos uma média de 40% a 60% entre os doadores feminino e masculino, respectivamente. Hoje, podemos afirmar que metade do nosso público é feminino, sendo a maioria com idade entre 16 e 29 anos, seguido de doadoras de 30 a 39 anos”, explica a diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes ao ano. Ao contrário do que se imagina, o período menstrual não impede a doação, que deve ter como ponto de atenção a taxa de hemoglobina indica pelo órgão de saúde.

Em homenagem às mulheres solidárias, a Clínica de Hemoterapia de Niterói realizará no dia 8 de março uma campanha no perfil oficial do Instagram para parabenizar e incentivar as mulheres a doação.

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Impedidos de doação
Além dos requisitos habilitando os doadores, é importante estar atento sobre os itens que proíbem a doação, a saber: estar gripado ou com processo alérgico (tosse, coriza); vacina de Sarampo e Tétano – 4 semanas; ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido Hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e alguns medicamentos impedem a doação (essa questão será tratada na Triagem Clínica, no momento da doação). Covid-19 | Vacinas:
Vacina de gripe – 48hs (2 dias);
Vacina Astrazeneca/Pfizer – após 7 dias;
Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 10 dias.

Serviço:

Clínica de Hemoterapia
Rua Almirante Teffé, nº 594, Sobrado, Centro - Niterói – R.J.
(21) 2621-9100 / @doacaodesangue, nas mídias sociais
Horário de Funcionamento: 7h30 às 18h30

Centro de Transfusão de Nova Iguaçu/Nilópolis (CTN)
Rua Cirílo, 183 - Juscelino, Mesquita, RJ
(21) 2796-5464
Horário de Funcionamento: 7h30 às 16h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar