SEGS Portal Nacional

Saúde

Brasileiros na terceira idade têm pelo menos uma queda ao ano

  • Quarta, 16 Março 2022 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Mattos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entre 40% e 60% dos acidentes provocarão alguma lesão, 5% com fraturas ósseas, principalmente do fêmur, como a ocorrida recentemente com FHC

Segundo pesquisa recente - ELSI-Brasil - Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz – Minas Gerais (FIOCRUZ-MG) - e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Os dados ainda revelam que muitas vezes os acidentes causam fraturas. Os ossos mais afetados são: o fêmur, o punho e a coluna. Recentemente, o ex-presidente da República Fernando Henrique Carodos – FHC fraturou o fêmur.

“Entre 30% e 40% desses idosos que quebram o fêmur não conseguem mais recuperar a totalidade da capacidade funcional, deixando de realizar diversos movimentos importantes. Essa é uma das fraturas mais graves e impactantes na qualidade de vida dessa população”, explica o ortopedista David Nordon, que também é professor da disciplina de Saúde Pública da Pontifícia Universidade Católica – São Paulo - PUC-SP (Campus Sorocaba). Ainda segundo ele, 50% desses idosos têm quedas múltiplas e cair acidentalmente tornou-se uma das principais causas de morte entre as pessoas mais velhas, o que foi considerado como um problema de saúde pública.

Outro estudo, do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - apontou que em 2021 o Brasil contabilizou uma população de 210 milhões de habitantes. Desses, 37,7 milhões são considerados idosos, ou seja, pessoas com mais de 60 anos de idade. “A população brasileira está se tornando cada vez mais velha. Com o passar dos anos, as quedas tornam-se frequentes no dia a dia. Depois dos 80, essa porcentagem pode chegar a 50%. Isso pode ser um sinal de que algo não está bem. Importante procurar ajuda médica”, orienta Nordon.

O médico ainda explica que entre 40% e 60% das quedas provocarão alguma lesão, 5% delas com fraturas ósseas. “Resumidamente, um em cada vinte idosos que caem apresenta fratura. Se estimarmos que metade dos idosos tem um acidente anual, temos uma taxa de incidência de fraturas de 2,5% em todos os idosos, o que é um número assustador! As principais causas estão a relacionadas a fatores do envelhecimento, alterações de equilíbrio, fraqueza na musculatura e diminuição da visão. No geral, observa-se mais quedas entre as mulheres do que os homens, não se sabe ao certo por qual motivo. Porém doenças como artrose e diabetes podem aumentar o risco de cair. Praticar exercícios de fortalecimento e equilíbrio são importantes para tentar reduzir os acidentes. Segundo Ministério da Saúde, os idosos que praticam atividade física têm 37% menos chances de se acidentar”, finaliza Nordon.

Algumas dicas do ortopedista para prevenir acidentes:

- Elimine objetos que podem ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios e tapetes.
- Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, por exemplo.
- Use sapatos com sola antiderrapante e bem presos aos pés. Nunca ande só de meias.
- Instale iluminação, principalmente para chegar até o banheiro.
- Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes, para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
- Tome medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito adverso.

David Nordon é médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP - professor da disciplina de Saúde Pública da PUC-SP (Campus Sorocaba) e de Ortopedia do Estratégia MED (curso preparatório on-line para provas de Residência Médica), preceptor de Ortopedia Pediátrica do Hospital do Pari e Pesquisador do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), mestrando pela USP e apresenta semanalmente o quadro de saúde "O Doutor e Você", da Rádio Digital FM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version