Brasil,

Dermatologista alerta para o alongamento de unhas com acrigel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karolina Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Apesar de parecer simples, o procedimento tem contraindicações. Médica indica passar por uma avaliação da saúde das unhas, a fim de evitar a piora de doenças, infecções e até reações alérgicas

Unhas bonitas e bem-feitas são um dos principais pontos da vaidade feminina. Além disso, nos últimos anos, unhas maiores - e com formatos diferentes dos tradicionais - passaram a ser um desejo das mulheres. Disso, surgiu o alongamento das unhas feitos com acrigel, uma mistura de gel com pó acrílico que cobre as unhas. Porém, apesar de parecer simples, o procedimento pode camuflar doenças ou até deficiência de nutrientes. O procedimento é contraindicado para peles sensíveis, pessoas com alergias, psoríase, infecções, micoses ou diabetes, gestantes, pacientes oncológicos e menores de 16 anos.

“É importante procurar um dermatologista antes de fazer o procedimento para avaliar os motivos da unha frágil, se tem alguma doença ou infecção associada para que seja tratada antes de aplicar qualquer produto nas unhas. Pacientes com alergias, psoríase e infecções por fungos ou bactérias, podem ter piora do quadro ou até mesmo originar uma infecção mais grave que comprometa a matriz da unha, com o risco de perder definitivamente essa unha”, alerta a médica dermatologista Julyanna do Valle.

No caso de unhas frágeis que não possuem nenhuma alteração aparente ou doença, a médica orienta que devem ser feitos exames laboratoriais para identificar possíveis deficiências de vitaminas, nutrientes ou até mesmo distúrbios hormonais ou da tireoide, alguns fatores que podem causar a fragilidade da unha. “Se os exames estiverem normais, é preciso buscar um profissional com formação adequada para fazer o procedimento e é direito do paciente saber qual o tipo de material que será utilizado para descartar o risco de reações alérgicas e consultar se esses produtos são liberados pela Anvisa”, diz Julyanna.

Mas se engana quem pensa que os cuidados terminam com a aplicação das unhas. Segundo a médica dermatologista, é fundamental respeitar as orientações e prazos para a manutenção adequada e retirada, sem tentar fazer em casa. “A unha pode ser danificada quando elas quebram ou lascam e isso pode ser uma porta de entrada para fungos e bactérias ou aumentar riscos de infecção. Por isso, é preciso fazer a manutenção no tempo certo e em locais apropriados. Quem tem esse tipo de unhas, quando for mexer com água, sabão ou produtos químicos, deve se proteger usando luvas para evitar contato direto que pode danificar ou irritar as unhas”, explica.

Outra orientação fundamental, segundo Julyanna do Valle, é proteger as mãos com filtro solar antes da exposição às cabines que utilizam radiação ultravioleta para ajudar na secagem do produto. “Isso pode contribuir com o envelhecimento das mãos. Outra coisa muito importante é que indico ficar um período sem esses materiais nas unhas e utilizar apenas em casos específicos de eventos especiais ou viagens mais longas. No intervalo do uso, oriento manter as unhas limpas, sem esmaltação e hidratadas, junto com as mãos e cutículas, com hidratantes específicos para evitar alterações, infecções e alergias”, finaliza a dermatologista.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou um guia de cuidados que pode ser baixado aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar