SEGS Portal Nacional

Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para obesidade da Merck

  • Terça, 21 Dezembro 2021 10:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Dowalite
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Novo tratamento de uso oral tem como objetivo ajudar os pacientes a alcançar a perda de peso precoce e sustentável, visando os comandos de fome e recompensa do cérebro;

Contrave® já foi aprovado em 34 países no total, alguns países na Europa como França, Itália, Espanha e Portugal, nos EUA e para países da América Latina como Chile, Peru, Equador e Colômbia.

A Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, anuncia a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de CONTRAVE® para o tratamento de obesidade e sobrepeso relacionado à comorbidades. Segundo estatísticas da OMS, a obesidade afeta 93 milhões de latinos¹ e, somente no Brasil, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade tem obesidade².

CONTRAVE® é indicado como um tratamento complementar a uma dieta saudável, com baixas calorias e aumento da atividade física para o controle de peso crônico em adultos com um índice de massa corporal inicial (IMC) de: 30 kg/m2 ou mais (obesos) ou 27 kg/m2 ou mais (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade, como por exemplo, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemia.

“Estamos felizes em anunciar a chegada de mais uma opção de tratamento para pessoas com obesidade no Brasil. Esperamos que o mecanismo de ação, que auxilia na perda de peso sustentável, e a posologia, de uso oral, possam ajudar as pessoas em suas jornadas de tratamento”, explica Luiz Magno, diretor médico da Merck.

Segundo a OMS, a obesidade é uma doença com fatores de risco para uma série de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, que são as principais causas de morte em todo o mundo. O excesso de peso também pode levar ao diabetes e às condições associadas, distúrbios musculoesqueléticos e a alguns tipos de câncer³.

O novo medicamento tem como objetivo ajudar os pacientes a alcançar a perda de peso precoce e sustentável, visando os comandos de fome e recompensa do cérebro. “Quando falamos de tratar a obesidade, é preciso um olhar além do emagrecimento. Alguns grupos de pessoas com obesidade podem ter padrões anormais de alimentação e apresentar alterações de comportamento com relação à comida, e isso precisa ser levado em conta na hora da escolha tratamento”, complementa Luiz.

CONTRAVE® combina dois componentes: um utilizado para depressão e cessação do tabagismo, outro, usado para dependência de álcool e opioides. Seu alvo é o hipotálamo e o sistema de recompensa mesolímbico para ajudar os pacientes a controlar a alimentação4-6. O tratamento se mostrou eficaz tanto em ajudar os pacientes na perda, quanto na manutenção de peso4.

O medicamento, aprovado pela Anvisa, já havia sido aprovado pelo EMA (European Medicines Agency – Agência de Medicamentos Europeia) em 34 países europeus e nos EUA pelo FDA (Food and Drug Administration - agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) e possui um perfil de segurança e tolerabilidade altamente estudado. Contrave® também já foi aprovado em outros países da América Latina como Chile, Peru, Colômbia e Equador.

Evidência clínica

Os dados de ensaios clínicos dos estudos COR-I, COR-BMOD e COR Diabetes mostraram que os pacientes que tomaram CONTRAVE® perderam aproximadamente 2 a 4 vezes mais peso do que com dieta e exercício isolados. Também registraram reduções significativamente maiores na circunferência média da cintura em 56 semanas: aproximadamente 7 centímetros com CONTRAVE® + dieta e exercício.

Ainda segundo os estudos, para pacientes com comorbidades relacionadas ao peso, a perda de peso com CONTRAVE® pode oferecer benefícios adicionais à saúde como melhora significativa no teste de hemoglobina glicada (A1C) em pacientes com diabetes tipo 2.

Referências

OECD‑FAO Agricultural Outlook 2019‑2028- SPECIAL FOCUS: LATIN AMERICA. https://reliefweb.int/sites/reliefweb.int/files/resources/CA4076EN.pdf Acesso em e novembro de 2021.
GOV.BR, Pesquisa do IBGE mostra aumento da obesidade entre adultos. https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/pesquisa-do-ibge-mostra-aumento-da-obesidade-entre-adultos#:~:text=Outro%20dado%20mostra%20que%2C%20em,57%2C5%25%20dos%20homens. Acessado em novembro de 2021.
OBESITY. World Health Organization. Disponível em https://www.who.int/health-topics/obesity#tab=tab_2. Acessado em novembro de 2021.
CONTRAVE® (naltrexona HCl e bupropiona HCl) [informações de prescrição]. San Diego, CA: Nalpropion Pharmaceuticals, Inc .; 2014.
Dados em arquivo, Nalpropion Pharmaceuticals, Inc.
Greenway FL. Adaptações fisiológicas à perda de peso e fatores que favorecem a recuperação do peso. Int J Obes (Londres)

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Cerca de 58.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2020, a Merck gerou vendas de € 17,5 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Electronics. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version