Brasil,

Dezembro Vermelho: SBU incentiva proteção contra ISTs

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mais um milhão de pessoas são infectadas por ISTs diariamente, e em contraponto a esta realidade, os homens minimizam o uso de preservativos, nem aderem à vacina de HPV

Dezembro é marcado pela conscientização sobre a AIDS e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), através da campanha Dezembro Vermelho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas contraem estas doenças diariamente, e por isso a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta a população para as formas de prevenção, riscos e tratamentos.

Uma grande preocupação da entidade é com o aumento da contaminação. Os casos de HIV/Aids, aumentaram 64,9% na faixa etária de 15 a 19 anos de 2009 a 2019, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde de 2020.

O número de casos registrados da sífilis adquirida por meio do contato sexual também cresceu entre todas as faixas etárias e passou de 3.925 por 100 mil habitantes em 2010 para 152.915 por 100 mil habitantes em 2019, sobretudo entre pessoas acima dos 50 anos.

Já o HPV, embora exista vacina gratuita disponível no SUS, a cobertura ainda é baixa, sobretudo na segunda dose. Dados do DATASUS/PNI revelam baixíssimas coberturas vacinais de HPV com as duas doses para meninos no Acre (15,2%), Amapá (20,6%), Pará (22,6%) e Rio de Janeiro (23,1%), respectivamente. E as melhores na ordem: Paraná (57,7%), Santa Catarina (49,7%), Minas Gerais (48,1%) e Espírito Santo (47,8%).

Esses dados são preocupantes, pois, por ser uma doença na maioria das vezes assintomática e com remissão espontânea em até dois anos, muitas pessoas nem descobrem ter o problema e a passam adiante.

A maior forma de proteção a todas essas ISTs é sobretudo o uso de preservativos.

“É importante usar preservativo em qualquer atividade sexual, seja no sexo oral ou anal também. Vacinar-se contra o HPV, procurar não ter múltiplos parceiros sexuais, mas caso tenha um comportamento de risco, faça os testes para ISTs e sorologia para o HIV”, diz Dr. Antonio Carlos Pompeo, Presidente da SBU.

“Temos que alertar que as ISTs podem causar infertilidade, doenças neurológicas, cardiovasculares e até mesmo câncer como o de ovário e de pênis.”, complementa, Dr. Roni Fernandes, diretor de Comunicação da SBU.

Embora seja reconhecido como fator de proteção, o sexo seguro ainda é um tabu que deve ser desmistificado. Uma pesquisa realizada pela SBU em 2020 demonstrou que embora 80% dos homens acima de 18 anos soubessem sobre as ISTs, não se consideravam em risco. Somente 11% afirmou ter consciência sobre as doenças e o real risco que correm caso mantenham relações sexuais desprotegidas.

Entre os adolescentes também foi possível observar que ainda falta informação sobre o assunto, segundo uma pesquisa realizada pela entidade no ano passado. Dos meninos de 12 a 18 anos 44% não usaram preservativo na primeira relação sexual e 35% não usam ou usam raramente o preservativo nas relações sexuais. Ainda, 38,57% dos meninos revelaram não saber sequer colocar o preservativo. “Estes achados revelam o quanto ainda temos que trabalhar pela conscientização junto aos jovens, porque é justamente nessa faixa etária que se incorporam os hábitos que poderão fazer a diferença por toda a vida”, ressalta a Dra. Karin Anzolch, que é do Departamento de Comunicação e fez parte desse estudo.

Um grave problema que embora seja evitável e acomete milhares de homens todos os anos é o câncer de pênis, que tem como um dos fatores de risco a contaminação por HPV. Entre 2019 e 2020, 3.981 homens foram diagnosticados com o câncer de pênis, e no mesmo período, 1.092 tiveram o membro amputado por buscarem tratamento somente em estágio avançado.

Conscientização

No mês de dezembro, as redes sociais da SBU (@portaldaurologia), assim como o Portal da Urologia (www.portaldaurologia.org.br), contarão com conteúdos voltados ao público, com objetivo de trazer informação e conscientização sobre as ISTs. Médicos urologistas de todo o país produzirão vídeos e reels com linguagem simples e instrutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar