SEGS Portal Nacional

Saúde

A doação de órgãos ainda é desconhecida por muitas pessoas

  • Segunda, 27 Setembro 2021 09:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Menezes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de transplantes, porém os desafios ainda são muito grandes e devem ser enfrentados por todos, iniciativa pública e privada e sociedade. “Infelizmente, muitas pessoas não entendem a importância da doação de órgãos e os procedimentos a ela relacionados. O sistema brasileiro é extremamente confiável, seguro, eficiente e organizado”, de acordo com a Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, diretora da Nefrologia e Transplantes da Rede Americas. Todo o processo é coordenado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e pelas Centrais Estaduais de Transplantes, que controlam a lista de espera pelos órgãos, além de toda a logística. No dia 27 deste mês, será lembrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o Setembro Verde, movimento com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre esse ato de solidariedade e amor ao próximo, que salva vidas e pode melhorar a qualidade de muitas pessoas.

Para a médica, um dos fatores limitadores da doação de órgãos ainda é a baixa taxa de autorização da família do doador, na maioria das vezes, porque desconhece a vontade do paciente em ser um doador, “Pelo menos metade das famílias não concordam que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. Esse tema precisa ser falado dentro dos lares, pois saber a vontade de cada integrante da família a respeito da doação de órgãos, fará a diferença na vida de alguém. Lembrando que qualquer um de nós pode precisar de transplantar algum órgão, ou alguém muito próximo, só isso já é motivo suficiente para ser um doador”. Uma resposta positiva pode beneficiar ou salvar 11 ou mais vidas, com a doação de coração, córneas, pulmão, fígados, intestino, rins, além de pele e ossos.

Desde que começou a pandemia todos foram impactados, mas no Brasil um dos grupos mais afetados foram os pacientes em lista de espera para transplante. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), essa lista chegou a 50 mil pessoas e houve uma queda na taxa nacional de doadores efetivos de 18,1 pmp para 12,7 pmp entre 2019 e 2020. Outro dado que chama a atenção é que no ano passado, dos 80 mil pacientes transplantados, em torno de 10% foram infectados pelo coronavírus, com taxas de mortalidade entre 2 e 2,5% e de letalidade entre 20 e 25%. A tendência é que essas taxas se estabilizem somente após a vacinação em massa da população.

A excelência do Americas em Transplantes

Nos hospitais da Rede Americas foram realizados cerca de 200 transplantes no ano de 2020, e entre eles, o hospital Samaritano Higienópolis, que em 2019 conquistou o primeiro e único certificado de distinção da Joint Commission International (JCI) por Transplante Renal Pediátrico. “Esse selo só comprova a qualidade dos cuidados prestados ao paciente durante todo o processo que envolve as cirurgias e o acompanhamento pós procedimento. As taxas de sobrevida desses enxertos transplantados são consideradas excelentes, em âmbito global”, afirma Maria Fernanda. Informa ainda que somente em transplante renal pediátrico, a sobrevida do enxerto foi de 87,2% em 5 anos após o transplante, comparado a 78,6% da literatura mundial. A Rede Americas possui uma Linha de Cuidado especialmente voltada para os transplantes, com Centros de Excelências integrados e atenção multidisciplinar aos pacientes, unificando as diretrizes nos diversos hospitais transplantadores.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version