SEGS Portal Nacional

Saúde

Covid gera sintomas emocional e físico na área de enfermagem

  • Segunda, 13 Setembro 2021 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nova sondagem avalia a saúde mental dos profissionais de enfermagem durante a pandemia do coronavírus - Divulgação

Mais de 70% dos profissionais do estado de São Paulo apresentam sintomas físicos e 64,5% sintomas emocionais

Nova sondagem sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem durante a pandemia do coronavírus, feita em agosto deste ano com mais de 10 mil participantes, mostra que 70,2% apresentam sintomas físicos e 64,5% têm sintomas emocionais. Outro dado relevante é o de que 52,7% não buscam ajuda diante do medo de julgamento ou da mudança de setor. O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) vem monitorando a situação da categoria frente à Covid-19 desde o início da disseminação da doença no ano passado, através de seu Grupo de Trabalho Mental que tem o envolvimento de pesquisadora vinculada à Unoeste, a professora mestre em ciências Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira.

Na abertura da Jornada de Saúde Mental do Coren-SP, que ocorre de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, Mariana fez a apresentação dos dados obtidos na segunda sondagem juntamente com a vice-presidente do Conselho, a também professora universitária mestre em ensino das ciências da saúde Erica Chagas Araújo. A jornalista Brisa Albuquerque, no começo do cerimonial, citou que os profissionais de enfermagem (técnicos, auxiliares e enfermeiros) formam a maior categoria de profissionais da saúde no Brasil. O presidente do Coren-SP, James Francisco Pedro dos Santos, disse que são mais de 2,4 mil de trabalhadores no país e 550 mil inscritos ativos no órgão de classe em São Paulo.

Crise gera crise

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde Mental, Dra. Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega, citou os 17 meses de pandemia para dizer que toda crise sanitária é também uma crise de saúde mental. Ao iniciar a apresentação da sondagem “Percepção do sofrimento mental dos profissionais de enfermagem em meio à pandemia da Covid-19”, Mariana citou os dois momentos, para dizer que no início da pandemia havia desconhecimento sobre a doença e isso representou um impacto drástico, não somente com relação à saúde mental, mas também por conta de algumas situações de péssimas condições de trabalho. A nova sondagem ocorreu de 10 a 22 de agosto e em relação ao perfil do trabalho foi reafirmado que 87% são do sexo feminino.

Outro dado relevante em relação ao perfil é que quase a metade (42%) são trabalhadores em idades extremamente produtivas, de 34 a 43 anos. Mais da metade (55%) atua na rede pública e 46,6% na rede privada, sendo que alguns nos dois níveis de atenção. Dentre os dados, está o de que 62,1% passam por sofrimento mental desde o início da pandemia que corroborou para aumentar os sintomas de ansiedade. São 70,2% apresentando sintomas físicos: fraqueza, tonturas, dores em geral, problemas para respirar, dormência, formigamentos, dificuldades de concentração, esgotamento físico ou cansaço. São 64,5% com sintomas emocionais: medos, sentimentos de culpa, pânico, esgotamento mental ou pensamentos ruins.

Políticas públicas

Para 71,4% os sintomas estão relacionados à sobrecarga de trabalho; 40,1% às condições de trabalho; 38,4% à ausência de local adequado para descanso; e 28,5% às agressões verbais. Com todos esses problemas, 52,7% não pedem ajuda; 41,8% por medo de julgamento ou de mudança de setor; 41,4% conseguem lidar com o sofrimento sem ajuda dos outros; 31% têm vergonha de falar dos problemas; e 26,2% não sabem a quem recorrer. Por outro lado, 47,3% pedem ajuda, dos quais 58,9% procuram tratamento especializado; 41,5% recorrem à família; 36,2% recorrem à instituição de trabalho; e 31,9% a amigos. O Coren-SP tem usado os dados para trabalhar com prevenção, os quais estão disponibilizados no seu site e podem, perfeitamente, orientar políticas públicas e ações institucionais.

Dentre os resultados da sondagem está o de que a presença de níveis de ansiedade ou estresse podem vulnerabilizar o profissional de enfermagem quanto aos transtornos mentais. Portanto, o estudo aponta a necessidade de intervenções imediatas de prevenção e promoção do bem-estar aos profissionais expostos à Covid-19, por se encontrarem na linha de frente, o que exige atenção especial. A literatura científica sobre o assunto assegura que diante do enfrentamento e da implementação de habilidades como empatia, iniciativa e motivação é possível criar mecanismos protetores para a saúde mental. Ao final da apresentação foi feito apelo para que os profissionais de enfermagem busquem ajuda junto ao Coren-SP, através da Ouvidoria, e que participem das frequentes palestras com acesso pelo site e nas redes sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version