SEGS Portal Nacional

Saúde

Será Rosácea?

  • Quinta, 09 Setembro 2021 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Reda Assessoria de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença que pode ser confundida com a acne, é um distúrbio inflamatório crônico que atinge a glândula sebácea, principalmente na face e que vem acompanhado de rubor e aumento dos vasos nessa região.

Isso porque as duas inflamações deixam a pele avermelhada, irritada. “Porém a rosácea atinge uma extensão maior da pele e pode apresentar graus diferentes, desde apenas a vascularização aumentada, no grau leve, até pústulas e nódulos, nos casos mais graves”, descreve Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).

A seguir, a Dra. Carla Bortoloto responde algumas dúvidas sobre rosáceas:

Existe algum tipo de pele mais propensa a desenvolver rosácea?

Geralmente a rosácea acomete com maior frequência peles mais claras, mas isso não significa que ela não possa surgir em peles mais morenas. Peles oleosas, com tendência à acne, e peles mais sensíveis também podem desenvolver a doença mais facilmente.

Quais são seus sintomas?

Vascularização aumentada, edema facial sensação de calor na pele e irritação, são alguns dos sintomas. Já a exposição solar, frio e vento, que deixam a pele ressecada, podem agravar o problema, bem como o estresse e o consumo de álcool.

Existe fator hereditário?

Sim, ela pode estar relacionada com fatores hereditários, geralmente quando parentes mais próximos apresentam o problema. Também é mais comum em descendentes europeus e indivíduos com a pele mais clara.

O problema acomete mais homens ou mulheres?

Mulheres são mais propensas a manifestar a doença, sendo maior a prevalência em naquelas com idade entre os 30 e 50 anos.

Por que a rosácea se torna mais evidente no outono e inverno?

Por ser uma época mais fria, alguns hábitos podem se tornar fatores desencadeantes: maior consumo de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, mudanças bruscas de temperatura entre ambientes aquecidos e ambientes externos e temperatura elevada da água do banho.

Quais cuidados com a pele a pessoa que apresenta Rosácea deve ter?

A higienização diária da pele deve ser feita com o uso de solução hipoalergênica, sem essência ou sem conservantes, como a água micelar.

O filtro solar também não deve ser esquecido. O ideal é que o produto seja 100% físico (prescrito pelo dermatologista), para garantir proteção sem interação e absorção da pele. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas.

No caso dos homens com barba, existe algum cuidado extra?

Nesse caso, deve-se evitar a aplicação de loções pós-barba. Pode-se também realizar depilação a laser, para evitar o trauma causado pela lâmina na pele diariamente.

Quais e como são os tratamentos indicados?

Como a rosácea não tem cura, os tratamentos visam o seu controle. Dependendo do tipo de rosácea e do grau em que está manifestada, pode ser indicado o uso de substâncias tópicas em forma de cremes e géis, como o ácido azeláico ou o antibiótico Metronidazol. Já para a vermelhidão, podem ser prescritas substâncias vasoativas, que diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, como a brimonidina, já aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). Pode-se também utilizar antibióticos orais para o controle dos sintomas. Em casos muito refratários, pode-se optar pela Isotretinoína oral, muito conhecida no tratamento da acne inflamatória grave, para que haja um controle mais efetivo.

Sobre a médica

Dra.Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version