SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia do Pediatra: os desafios do profissional na UTI Neonatal

  • Quinta, 29 Julho 2021 08:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloísa Malheiros
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A dedicação de uma especialidade que lida diariamente com casos sensíveis de bebês prematuros que muitas vezes foge do que foi idealizado pela família

“Cada dia de vida do prematuro é um dia a mais na batalha pela vida, cada dia conta, cada dia é uma vitória”, este é o otimismo do médico pediatra neonatologista Ênio Torricillas (CRM 12994 PR - RQE 4259) do Hospital Santa Cruz, que encara diariamente os desafios da profissão. Ele lida diretamente com histórias sensíveis de bebês prematuros e suas famílias. Especializado no período que compreende do nascimento ao 28º dia de vida do bebê, o neonatologista tem formação específica para tratar disfunções que precisam de maior atenção e cuidados intensivos já nos primeiros segundos de vida.

A UTI neonatal é um ambiente diferente das demais UTIs. Ali, os profissionais lidam com pacientes que na maioria dos casos nem terminaram a formação de seus órgãos no período intrauterino, sendo necessário investir tecnologia avançada e muita dedicação por parte de toda a equipe, para proporcionar aos prematuros ou a termos com alguma complicação, um processo de amadurecimento diário, até que estejam prontos para sobreviver fora dos cuidados e intervenções da UTI. “Um dos maiores desafios do pediatra de UTI Neo é proporcionar ao bebê prematuro um desenvolvimento saudável para ele no futuro”, completa Dr. Ênio.

Não é só com o bebê que esta especialidade precisa ter os devidos cuidados. A família também é envolvida durante todo o processo em que o seu bebê, seu bem mais precioso, está, muitas vezes, afastado dos pais: “Cabe a nós termos sensibilidade no trato com a família, que idealizava uma situação totalmente diferente. Alguns procedimentos, que para o médico são rotina, para a família podem ser desesperadores, eles têm dúvidas, angústias, carregam culpa. Cabe a nós administrarmos essa mistura de sentimentos e tranquilizarmos sobre o tratamento proposto ao paciente”, explica o pediatra. Para o especialista, a equipe multidisciplinar é fundamental para atuar no processo de aceitação e na experiência do nascimento de um bebê que precisou passar pela UTI neonatal.

Dentre tantas histórias marcantes, o médico neonatologista Ênio Torricillas afirma que “tratar recém-nascidos extremamente prematuros, de 25 semanas, com 500g, por exemplo, desafiado por três a quatro meses de diferença e acompanhar o desenvolvimento após a UTI, é fazer parte da história de vida desses ‘apressadinhos’. Eu mesmo, tenho duas pacientes gêmeas, hoje com 17 anos, mas que passaram pela UTI do Hospital Santa Cruz, e hoje, inspiradas nos cuidados que receberam do na época do ‘tio Ênio’, pretendem fazer medicina, inclusive para a mesma área de especialização”, comenta.

Para tantos casos delicados, a alta médica, sem dúvidas, é o maior orgulho para o pediatra: “Saber que as horas de plantão, de estudos e dedicação contribuíram para realizar o sonho de poder carregar nos braços o recém-nascido e que, a partir daquele momento, a vida deles seguirá naturalmente, é incrível. Nos casos dos bebês de UTI neonatal, seguir a caminhada tão sonhada pela família, e que por ora foi interrompida pela prematuridade, nos enche de orgulho. Mostra que nosso trabalho foi fundamental. É muito gratificante ver a família iniciando uma história que há alguns anos, ou ainda em alguns locais não seria escrita, e que hoje, com tecnologia e dedicação, é possível fazermos deste ambiente uma verdadeira segunda barriga da mãe, até que eles estejam prontos para nascer”, finaliza Torricillas.

Cuidado Integral na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz

Em 2019 o Hospital Santa Cruz inaugurou sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Com 40% mais leitos, a instituição investiu em mais segurança assistencial e reforçou o atendimento humanizado aos bebês e seus familiares. Desde então, a nova UTI Neonatal fortalece o compromisso do Hospital Santa Cruz com o bem-estar e o cuidado integral aos bebês e ao público feminino. Além dos serviços de urgência e emergência, a instituição oferece atendimento ambulatorial de baixa à alta complexidade em ginecologia e obstetrícia por meio do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version