SEGS Portal Nacional

Saúde

Teleassistência: seis dicas para profissionais da saúde se comunicarem melhor com os pacientes

  • Segunda, 26 Julho 2021 10:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  All Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Curso gratuito lançado pela AsQ Mind tem especialistas do mercado e fica aberto até dia 30 de agosto

A pandemia do coronavírus popularizou o atendimento à saúde feito de forma remota - teleassistência - e trouxe novos desafios para os profissionais da área. Um deles é a necessidade de aprimorar a comunicação com os pacientes, já que o contato passou a ser apenas por vídeo e voz.

Para ajudar a comunicação entre paciente e profissional da saúde, a AsQ Mind, plataforma de ensino do setor, lançou o curso gratuito Desafios da Comunicação na Teleassistência à Saúde. Ele ensina técnicas e estratégias para melhorar a comunicação e superar barreiras que dificultam essa conexão. As inscrições gratuitas estão abertas até 30 de agosto.

Sobre o curso

O curso é ministrado pelo enfermeiro Everson Bertazo, especializado em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, e pela psicóloga Débora Almeida, com formação em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e especialização em Mindfulness pela Nutrição & Consciência. Nele, o aluno vai aprender sobre linguagem não-verbal por meio da comunicação assertiva e empática, conceito desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg.

“As pessoas costumam achar que ser empático é se colocar no lugar do outro, mas na verdade a empatia acontece quando você se coloca no lugar do outro para entender o que o outro precisa - e não para imaginar o que você faria se estivesse no lugar dele”, diz Débora. “Muitas vezes o paciente que está do outro lado da tela ou do telefone está numa situação de emergência e as informações não estão claras. O primeiro passo é entender o problema pelo ponto de vista dele”, acrescenta Everson.

Os dois profissionais deram dicas para melhorar a comunicação na teleassistência:

1. Seja gentil sempre - a gentileza gera acolhimento
2. Faça uma escuta ativa - procure entender o pedido por trás da mensagem. Se necessário, faça uma pergunta aberta para que ele possa explicar melhor o contexto
3. Entendido o problema, faça perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não
4. Seja empático - ouça sem julgamentos para identificar a real necessidade do paciente
5. Faça uma observação objetiva dos fatos, sem tentar projetar as suas próprias vivências no outro
6. Ao final do atendimento, valide todas as tratativas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version