Junho amarelo: conscientização das hepatites virais
O mês de julho recebeu a cor amarela para conscientização das hepatites virais. A doença é uma inflamação que atinge o fígado causando alterações de intensidade variáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)é um grave problema de saúde pública em todo mundo, só no Brasil ocorreram 673.389 pessoas diagnosticadas entre 1999 e 2019.
Os principais sintomas são: cansaço, mal-estar, vômitos, febre, urina escura e fezes claras, dor abdominal, olhos e peles amarelados. É necessário ter muita atenção pois a hepatite é uma doença silenciosa e em alguns casos, as pessoas não sabem que estão com a doença.
O imunologista Dr José Roberto Zimmerman, da Clínica Alergo Ar esclarece que as hepatites podem ser contraídas através de vírus, em alguns remédios e além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
“A hepatite A ocorre por ingestão de material contaminado. A hepatite B se transmite pelo sangue ou via sexual. A hepatite C se transmite pelo sangue basicamente”, declara o Dr José Roberto.
Existem vários tipos de hepatite como: A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica, é importante salientar que existe prevenção da doença com vacina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>