Saúde mental: como a pandemia afeta crianças e jovens
CNN Tonight reúne especialistas para analisar o cenário atual e debater os impactos de fatores como a suspensão das aulas presenciais
O período de isolamento social desencadeado pela pandemia de Covid-19 levantou uma série de preocupações em relação à saúde física e mental dos jovens. Dados preliminares de um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), com pessoas de 5 a 17 anos, por exemplo, mostram que 26% das crianças apresentam sintomas de ansiedade ou depressão –número que pode ser até três vezes maior em famílias de baixa renda.
A pesquisa também revela que 80% dos jovens estão passando mais tempo na internet, 48% não se exercitam corretamente e 37% não têm rotina. O CNN Tonight, que vai ao ar nesta segunda-feira (21), às 23h20, convidou um time de especialistas para conversar a respeito de diferentes pontos importantes desse cenário.
Guilherme Polanczyk, professor da Faculdade de Medicina da USP e psiquiatra de crianças e adolescentes, fala sobre os impactos da pandemia na vida dos jovens. Já Renato Kfouri, infectologista, debate a vacinação dessa parcela da população. Gabriela Braun, consultora em educação não-violenta e positiva, levanta outro tópico importante: como a saúde mental dos “cuidadores” impacta a rotina das crianças?
O programa conta ainda com a presença de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, que analisa a suspensão das aulas presenciais. Com as instituições de ensino fechadas há mais de 15 meses, já pode-se mensurar um retrocesso de mais de 10 anos no aprendizado.
“Esse fechamento prolongado das instituições tem gerado consequências graves na saúde mental das crianças e nos desenvolvimentos cognitivo, social e emocional”, explica Priscila. “A escola é um lugar de socialização e de proteção coletiva, onde as violências que acontecem com a criança são acolhidas e denunciadas”, completa a especialista.
Para mais informações, acesse o site www.cnnbrasil.com.br e os perfis @cnnbrasil nas redes sociais.
Sobre a CNN Brasil
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020 produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e Youtube e ainda em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 11 prêmios e em seu elenco figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.
A programação está disponível em 65 operadoras, com destaque para NET, Oi, Vivo, Claro e SKY.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>