SEGS Portal Nacional

Saúde

Estresse e ansiedade podem levar à perda de dentes

  • Segunda, 05 Julho 2021 09:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Marques Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O bruxismo e a diminuição do fluxo salivar representam riscos em potencial para ocasionar a perda dentária. O especialista Fabio Azevedo explica como prevenir e tratar esses grandes problemas decorrentes das pressões do cotidiano

A má higiene bucal é um dos motivos mais frequentes para a perda dentária, porém pesquisas científicas têm mostrado que a ansiedade e o estresse, males que acompanham a rotina acelerada dos tempos atuais, também são grandes vilões na manutenção de um sorriso bonito. Segundo o cirurgião-dentista Fabio Azevedo, especialista em implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System, referência mundial na fabricação de implantes dentários, problemas de ordem emocional prejudicam a saúde e elevam o risco para a quebra ou, até mesmo, a perda dos dentes.

Com a correria do dia a dia, as pessoas enfrentam cenários de pressão intensa diante do tempo escasso para cumprirem as suas demandas e obrigações. Como resultado, a situação tem acarretado sérios prejuízos para a saúde bucal. “Quem é mais estressado ou enfrenta um quadro de ansiedade crônica tem uma chance maior de desenvolver problemas na boca e nos dentes”, explica Azevedo. “Isso acontece porque o nervosismo contribui para a diminuição do fluxo salivar, que tem papel fundamental na proteção bucal", complementa o especialista.

Quando a ansiedade e o estresse perduram, o risco de se perder dentes aumenta, de acordo com o Dr. Fabio Azevedo. “Não é um processo que acontece da noite para o dia, porém nos casos mais agudos, os transtornos na boca são irreversíveis, levando às perdas, seja por uma quebra, gengivite ou periodontite”, conta Azevedo.

O isolamento social, ocasionado pela covid-19, também fez crescer enormemente o número de desgastes dentários causados pelo longo período de incertezas. “As pessoas estão indo com menos regularidade ao dentista, principalmente quem tem mais idade, por precaução, cautela ou medo”, explica Azevedo. “Mas é preciso saber que o consultório é um ambiente bastante seguro e potencialmente sadio porque os pacientes, normalmente, estão saudáveis e o cirurgião-dentista tem protocolos rígidos de higienização e desinfecção do ambiente e de seus instrumentos de trabalho”, afirma. “Como consequência, conforme a população deixou de nos procurar com a frequência habitual, passado um ano da pandemia, estamos recebendo muitas pessoas com cáries avançadas e dentes quebrados”, afirma o especialista.

O estresse e a ansiedade podem levar, ainda, a outro problema bastante comum entre os brasileiros: o bruxismo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o mal atinge cerca de 84 milhões de brasileiros, o equivalente a 40% da população do País. A doença se caracteriza pelo ranger dos dentes ou por um forte apertamento entre eles, travando a musculatura de um elemento contra o outro. “Em geral, é um hábito inconsciente, que ocorre, sobretudo, durante o sono, porém é possível fazer o diagnóstico com relativa facilidade porque seus sinais são bastante evidentes”, indica o dr. Fabio. “A pessoa sente dor na face, na cabeça e no pescoço ao acordar, e também, nota os músculos contraídos e as pontas dos dentes mais arredondadas”, explica o implantodontista.

Tratamento: veja como é possível tratar o bruxismo

Felizmente, o bruxismo é uma doença muitas vezes tratável, sendo que a cura vai depender do estágio da doença e do diagnóstico precoce. Uma avaliação feita pelo dentista permite descobrir o grau do problema, que varia de paciente para paciente. “Existem dispositivos que relaxam a musculatura e podem ajudar bastante”, indica. Azevedo. “Recomenda-se também adotar uma rotina com momentos de relaxamento, como ouvir uma música mais calma ou ler um livro, principalmente antes de dormir”.

Solução: mantenha a sua saúde bucal em dia

O Dr. Fabio alerta que o tratamento precoce é capaz de evitar muitas das doenças bucais, inclusive a perda de algum elemento dental. “A principal recomendação é manter a escovação em dia e consultar seu dentista com certa frequência. Assim, muitos dos problemas, como a quebra ou a perda de um dente se torna mais difícil de acontecer”, conclui.

Veja os males relacionados ao estresse e à ansiedade:

Bruxismo;
Cáries;
Aftas;
Halitose;
Gengivite;
Herpes labial;
Boca Seca ou Síndrome da Boca Ardente (SBA);

Como evitar ou prevenir os problemas:

Ter um boa noite de sono, entre sete e nove horas;
Manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos ao menos três vezes por semana;
Realizar visitas periódicas ao dentista, para o profissional avaliar se o estresse e a ansiedade podem estar causando problemas na cavidade bucal;
Ler um livro e tomar um banho relaxante antes de dormir ajudam a minimizar a ansiedade;
Fazer uma boa higiene bucal, com três escovações diárias, após as refeições, e usar fio dental são essenciais para a saúde.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em mais de 25 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version