Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mais comum em idosos, Sarcopenia também pode atingir jovens

Mais comum em idosos, Sarcopenia também pode atingir jovens

Condição que acaba diminuindo a massa muscular pode facilitar quedas e fraturas

Com o aumento da idade, a massa muscular tende a diminuir. Consequentemente, a força nos músculos também pode cair. Essa condição chama-se Sarcopenia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em 2017, cerca de 15% dos brasileiros tinham sarcopenia a partir dos 60 anos de idade. Os dados também mostram que, a partir dos 80 anos, o número triplicou, chegando a 46% da população.

De acordo com o médico ortopedista Vinícius de Brito Rodrigues, membro da Sociedade Brasileira do Quadril, a perda de massa magra faz parte do processo de envelhecimento do corpo humano e pode começar a partir dos 30 anos de idade, com a diminuição de 1% a 2% ao ano. Entretanto, é possível que essa perda seja acelerada por doenças como diabetes, câncer, desnutrição, inflamações, alterações hormonais, medicamentos e infecções. Desta forma, pode haver o aparecimento desta síndrome.

De acordo com a especialista em sarcopenia, Kelem de Negreiros Cabral, médica geriatra do Hospital Sírio-Libanês, apesar de ser muito mais comum em idosos, esta condição também pode afetar outras faixas-etárias. ‘‘A sarcopenia pode atingir pessoas com idades diferentes, não sendo exclusiva da terceira idade’’, afirma a médica. “Por esse motivo, é importante sempre estar atento a possibilidade de o indivíduo apresentar sarcopenia que, se diagnosticada precocemente, pode ser tratada, evitando uma evolução para formas graves. Portanto o acompanhamento médico geriátrico regular é muito importante”, complementa a especialista.

Quadril

Um dos locais atingidos pela sarcopenia, que acaba contribuindo diretamente para a redução de movimentos, é a musculatura do quadril. Segundo Rodrigues, um dos prejuízos que a articulação pode ter por conta da condição, são as quedas. ‘‘Com a perda de massa magra e o enfraquecimento muscular da pelve, o paciente pode apresentar dor articular por alteração biomecânica e sofrer quedas associadas à fratura do quadril’’, afirma o médico e alerta: ‘‘Isso pode gerar um aumento da taxa de mortalidade desses indivíduos’’, conclui.

De acordo com o médico, não há cura, mas há como prevenir a sarcopenia. ‘‘A prevenção se dá pela manutenção de prática de atividade física que leve ao fortalecimento muscular como musculação ou pilates’’, diz o doutor Vinícius. ‘‘Além disso devemos ter atenção com a nossa qualidade nutricional’’, completa.

Para a doutora Kelem, o importante é sempre ficar atento aos sinais. ‘‘O primeiro passo é um diagnóstico médico adequado da sarcopenia e de quais são as possíveis origens para o problema’’, diz. ‘‘A partir daí é iniciado um plano de cuidado terapêutico individualizado”, afirma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo