SEGS Portal Nacional

Saúde

Após reunião com o Ministério da Saúde, ABIMED vê grande chance de pleito sobre vacinação dos profissionais de campo do setor ser atendido

  • Segunda, 07 Junho 2021 10:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entidade não tem medido esforços para incluir os profissionais de campo do setor de equipamentos e dispositivos médicos no grupo prioritário de vacinação

No último dia 25 de maio, a ABIMED – Associação Brasileira da Industria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde se reuniu com a Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações – PNI, Franciele Fantinato, e pôde expor a necessidade e a pertinência de que sejam priorizados para vacinação contra COVID-19 os profissionais de campo do setor de equipamentos e dispositivos médicos. Na ocasião, também foi resgatado o histórico de iniciativas da associação na busca pela priorização junto ao próprio Ministério da Saúde, secretarias de saúde estaduais e municipais e seus órgãos representativos, além do Congresso Nacional.

Com o entendimento e a visão do Ministério da Saúde acerca da importância de atendimento ao pleito da associação e, considerando os encaminhamentos dados na referida reunião, bem como as interações posteriores entre a ABIMED e a equipe do PNI, há a expectativa de que na próxima semana seja emita nota técnica pela CGPNI/DEIDT/SVS/MS alterando o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19 para contemplar o público pleiteado pela entidade.

Trata-se de profissionais tanto de nível superior quanto técnico, de diferentes formações, altamente qualificados e capacitados continuamente, que atuam diretamente dentro de hospitais e outros serviços de saúde, inclusive viajando e circulando entre diferentes serviços, podendo passar mais de 10 horas em tais ambientes a depender da complexidade do trabalho a ser executado.

Neste contexto, destaca-se a essencialidade desses profissionais que exercem atividades diversas, como manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos a exemplo de ventiladores pulmonares, equipamentos para diagnóstico por imagem, bombas de infusão, monitores multiparamétricos, sem os quais seria dificultado, diminuído ou mesmo inviabilizado o atendimento e o cuidado de pacientes, sejam portadores de COVID-19 ou de outras doenças e agravos que continuam acometendo milhões de brasileiros. Esses profissionais ainda trabalham com auxílio na realização de procedimentos invasivos como cateterismos ou cirurgias; limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentos e dispositivos médicos; manuseio de equipamentos de diagnóstico por imagem e para oxigenação extracorpórea (ECMO); dentre outras atividades, totalizando cerca de 4.000 profissionais em todo o país.

Sobre a ABIMED

A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED) comemora este ano o seu Jubileu de Prata. A entidade representa os interesses de 200 empresas nacionais e multinacionais de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares, que respondem por cerca de 65% do setor. A indústria de dispositivos médicos tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, conta com mais de 13 mil empresas e gera em torno de 140 mil empregos diretos e qualificados. A ABIMED tem como princípio contribuir para a promoção de um ambiente saudável, sustentável e propício à inovação tecnológica e à competitividade de suas associadas nos mercados local e global. No último ano, após reavaliação de seus conceitos, a entidade reafirma seu propósito de proporcionar qualidade de vida para as pessoas a partir do acesso às melhores práticas de saúde. Para tanto, suas ações apoiam-se em três dimensões: Tecnologia, Saúde e Vida. Além disso, a ABIMED possui em seus eixos pontos fundamentais como a Sustentabilidade do Sistema e Ambiente de Negócios, a Tecnologia e Inovação, a Ética e Compliance, o Meio Ambiente e a Responsabilidade Social e a Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version