SEGS Portal Nacional

Saúde

Atletas olímpicos brasileiros falam sobre o uso medicinal do CDB no esporte

  • Segunda, 07 Junho 2021 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Prada
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Cannabis Affair, maior evento canábico do Brasil, acontece um mês antes do início da primeira Olimpíada depois da substância deixar de ser doping

Há algo em comum entre o maratonista Daniel Chaves e o skatista Pedro Barros que vai além da nacionalidade, do esporte e dos jogos olímpicos de Tóquio, a cannabis. Além de garantirem os índices – e respectivamente suas vagas – e estarem confirmados como membros da delegação olímpica brasileira, os atletas confirmaram a participação na Cannabis Affair, o maior evento canábico do país, para falarem sobre o uso do canabidiol no esporte, os benefícios para atletas de alto rendimento e para a saúde e bem-estar das pessoas em geral.

E as curiosidades (coincidências) não param por aí. Além do skate fazer parte da lista das modalidades estreantes e da maratona ser a prova mais tradicional e celebrar o encerramento dos jogos, será a primeira Olimpíada desde que a Agência Mundial Antidoping (Wada) retirou da lista de substâncias proibidas o canabidiol (CBD), um dos derivados não psicoativos da maconha.

A inclusão do tema só reforça o caráter inovador e vanguardista das Olimpíadas que é considerado o principal evento global responsável não apenas por unir povos em torno do esporte, mas principalmente por criar tendências, apresentar novidades e influenciar a mudança e a transformação no comportamento da sociedade.

Um dos exemplos do legado deixado é o empoderamento feminino (participação das mulheres em eventos esportivos), além de diversos outros acontecimentos como a união de países (Inglaterra, Escócia e País de Gales competem como Reino Unido), o surgimento de novas tecnologias que promoveram profundas transformações em diversos setores (moda, indústria de alimentos, eletrônicos), entre outros.

“A possibilidade de contar com atletas olímpicos que fazem uso da cannabis e contar com seus depoimentos ajuda a dar luz aos benefícios e à saúde e bem-estar da sociedade com um todo” diz um dos idealizadores do evento, o advogado Emílio Figueiredo - idealizador da Reforma, uma rede de advogados que atende gratuitamente pacientes de todo o Brasil que buscam na Justiça o direito de cultivar Cannabis para tratamento de saúde. “Essa discussão ganhou muita atenção porque é produtiva e visa à saúde. Escolhemos trazer o esporte ao evento não pela importância das Olimpíadas, mas também pelo fato histórico de ser a primeira edição do evento com que o CBD foi retirado da lista de sustâncias proibitivas vencendo assim o preconceito e a falta de informação ao redor do tema”, completa Figueiredo.

Trata-se de um evento totalmente digital que vai ampliar as conversas com quem estuda, pesquisa e realiza projetos sobre todos os aspectos que envolvem a cannabis - inclusive no esporte. Serão dois dias intensos com especialistas, empreendedores, entidades e movimentos da sociedade civil responsáveis por diversos projetos desde os ligados à saúde até́ aqueles relacionados às questões sociais que tem como foco a regulamentação inclusiva, na falta de conhecimento e de oportunidades ao longo da história.

Na abertura (09/06), a Cannabis Affair contará com participação da Ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal; da ativista pelo direto à moradia do Movimento dos Sem Teto do Centro, Preta Ferreira e de uma das principais lideranças feminina de cannabis no Brasil, Viviane Sedola.

CONTEXTO - TÓQUIO – A primeira Olimpíada Cannabis Free

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 23 de julho e será a primeira Olimpíada desde que a Agência Mundial Antidoping (Wada) suavizou punições por uso de drogas recreativas, chamadas de "sociais" (maconha, cocaína, heroína e ecstasy) e retirou da lista de substâncias proibidas o canabidiol, um dos derivados não psicoativos da maconha.

O processo começou em 2018 e hoje o debate está quente, incluindo no Brasil: no ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou pela primeira vez a venda de um remédio à base da planta. Também está próxima de votação um projeto de lei (PL 399/2015) que tem como objetivo regulamentar o uso medicinal da cannbis, mas há resistência de setores sociais e do governo federal.

O uso medicinal da maconha não é novo. A novidade é a relação com o esporte: como uma substância derivada da maconha pode fazer a diferença de um jeito positivo?

SERVIÇO:
EVENTO: CANNABIS AFFAIR
DATAS: 09 E 10 JUNHO
AONDE: PLATAFORMAS VIRTUAIS – CANNABIS AFFAIR (https://www.cannabisaffair.com.br )
INSCRIÇÃO: https://www.cannabisaffair.com.br/cadastro
VALOR: R$ 100,00


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version