O Estetoscópio do Psiquiatra: uma plataforma inovadora para tratar as “feridas invisíveis” de exposição ao trauma
Em meio às catástrofes naturais associadas às mudanças climáticas, guerra contra o terrorismo, a crise mundial de refugiados, o aumento da violência e entre outros fatores que colocam as pessoas em risco há uma contribuição ao crescente interesse das psicopatologias ligadas à exposição ao trauma, aos transtornos do humor e a perturbação de estresse pós-traumático (PTSD).
O reflexo dessa exposição as situações traumáticas podem variar enormemente entre indivíduos; alguns conseguem lidar, enquanto outros desenvolvem psicopatologias severas. Para identificar essas respostas, os métodos científicos se baseiam na análise de médias de grupos, comparando os efeitos entre um grupo de indivíduos que experimentaram trauma e aqueles de um grupo que não foram expostos.
Porém, recentemente o Instituto de Estudo de Neurociências Afetivas (ISAN), do Departamento de Psicologia da Universidade de Haifa, desenvolveu um método inovador de análise que permite distinguir o resultado de ambos os grupos atingindo descobertas que não poderiam ser alcançadas através dos métodos tradicionais com base em médias grupais, pois eles encobrem diferenças particulares conduzindo descobrimentos mistos.
O novo método permite estudar e identificar tratamentos que possam modular os mecanismos de vulnerabilidade e resiliência humanas para lidar com ele. Além disso, o ISAN desenvolveu um projeto de pesquisas para descobrir e aprender como moderar os efeitos dos mecanismos de vulnerabilidade e reforçar os da resiliência.
Diferente dos mecanismos convencionais, o método preditivo desenvolvido pelo ISAN fundamenta-se na ideia de que os biomarcadores de sangue podem indicar o potencial de eficácia de um medicamento específico para um paciente em particular. Outra melhoria notável através do método é o diagnóstico acessível e de baixo custo, que facilita ainda mais o tratamento.
Como parte do novo projeto de pesquisa foi desenvolvida uma plataforma para o diagnóstico e seguimento, que permite visualizar um programa de tratamento multianual, que será disponibilizado para pacientes de todo o mundo. O mecanismo permite a combinação de diversos exames de comportamento cognitivo e emocional computorizados, métricas fisiológicas e cerebrais, e um algoritmo sofisticado para a análise de dados.
Os estudos preliminares já foram produzidos com sucesso nas povoações que sofrem de PTSD, possibilitando identificar e agrupar sintomas de uma forma inédita. Tal abordagem transforma o estetoscópio psiquiátrico, tão necessário e importante, e possibilita a execução de um diagnóstico e um seguimento efetivos, convenientes e acessíveis financeiramente para o paciente, oferecendo melhor recuperação.
Sobre a Universidade de Haifa:
A Universidade de Haifa é a instituição mais pluralista do ensino superior em Israel. Com cerca de 18 mil alunos de diferentes nacionalidades, compõe seis faculdades: Direito, Ciências, Ciência Educativa, Humanidades, Educação e Bem-estar Social e Saúde. Tal pluralidade se dá através da missão de promover a excelência acadêmica em uma atmosfera de tolerância e multiculturalismo. A Escola Internacional da Universidade de Haifa oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais e no nível do corpo docente para a maioria dos programas. Além de ser uma das mais avançadas tecnologicamente em sua área de especialização, a universidade que também possui destaque com grandes pesquisas nas áreas de: ciências marinhas, ciências ambientais, literatura, estudos da idade de ouro, desenvolvimento de convivência e diversidade – multicultural.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>