Saúde Digital e currículo: como fazer a integração?
Enquanto a educação tradicional continua baseada em conhecimentos tecnicistas, a revolução digital caminha a passos largos
Os requisitos do mercado são para profissionais mais resolutivos, flexíveis e que sejam capazes de utilizar as inovações em saúde no dia a dia para dar uma assistência mais completa e centralizada ao paciente. Mas as universidades de medicina acompanharam as inovações?
Muitas permanecem com o mesmo método de ensino há gerações, que já não contemplam os requisitos do mercado, de como a saúde é vista e promovida atualmente. Parcerias com plataformas como o Jaleko, focada no conceito de Lifelong Learning, voltado ao estudante de medicina, são capazes de contribuir para a integração do currículo à Saúde Digital.
Cursos multidisciplinares que preenchem as lacunas de assuntos pouco abordados no currículo tradicional da área médica, como o Saúde Inova, Ligas acadêmicas de empreendedorismo na medicina, Empresa Junior na medicina e o incentivo aos estágios voltados à gestão em saúde, não só agregam valor à carreira profissional como ao setor também.
Alunos de instituições estaduais têm acesso a cursos com conteúdos provenientes de metodologias de gestão de qualidade à humanização do atendimento. Atualizados sobre os impactos da transformação digital na saúde, telemedicina, inteligência artificial e 5G, com foco em ecossistemas de inovação de países como Estados Unidos, Europa e Israel, como é o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com quem o Jaleko mantem parceria.
Para Beatriz Calsolari, aluna da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ:
A maior parte da formação acadêmica ainda se encontra focalizada na parte técnica e, simultaneamente, apresenta uma lacuna no que tange aos assuntos que servirão para formar um profissional da área de saúde acima das expectativas do mercado. Diante das demandas da Saúde Digital, é essencial integrar à graduação médica temas como empreendedorismo, inovação, carreira e gestão na saúde.
Ainda, segundo Beatriz que também é parte do time de conteúdo do Jaleko “a exposição ao desenvolvimento das múltiplas habilidades durante a graduação é um ponto chave para a formação do profissional de saúde completo, versátil e capaz de entregar a melhor assistência ao paciente”.
Jaleko: em 2011, antes de pensar em tempos de isolamento social, os médicos Lucas Cottini e Guilherme Weigert já pensavam a frente de seu tempo. Ainda estudantes, sentiam a necessidade do aprendizado moderno e prático. Diante de tantos problemas encontrados pelos então estudantes em relação à logística, desenvolveram o esboço de uma plataforma que entregasse tudo o que o aluno sentia necessidade em sala de aula. Com o passar do tempo, já como Jaleko, o projeto ganhou força, ampliou a atuação e se fortaleceu no mercado, sempre reafirmado o seu propósito de melhorar a saúde através da educação e tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>