SEGS Portal Nacional

Saúde

Saiba como evitar a principal causa no mundo de cegueira irreversível

  • Terça, 25 Mai 2021 11:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regina Zeitoune
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Maio é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do glaucoma, um grave problema de visão que pode ser controlado com a consulta regular ao oftalmologista

Imperceptível no início, na maioria dos casos, o glaucoma é a principal causa no mundo de cegueira irreversível. Essa grave doença dos olhos é resultante do aumento da pressão intraocular, que destrói aos poucos o nervo óptico, mas pode ser detectada e diagnosticada antes que aconteça a perda de visão em algum grau, e controlada com uso diário de colírios, laser ou cirurgia, se necessária. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz é o seu tratamento. Com o objetivo de conscientizar a população para esse sério problema de saúde ocular, anualmente é realizada a campanha Maio Verde, sendo 26 deste mês o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

A elevação da pressão intraocular, de forma aguda ou crônica, danifica o nervo óptico, a estrutura no fundo do olho formada por fibras da retina (órgão que transforma o estímulo luminoso em nervoso para formar as imagens no cérebro). Ela é regulada pelo balanço entre a produção e o escoamento do humor aquoso (fluido incolor que tem a função de nutrir a córnea e o cristalino) presente na câmara anterior do olho, entre a córnea (membrana fina e transparente que recobre o olho) e a íris (a área colorida). Quando há dificuldade no escoamento desse líquido pelo estreito canal, a pressão intraocular sobe.

"O glaucoma é controlado a partir do diagnóstico precoce", diz a oftalmologista Mara Fontes, especialista em glaucoma da EyeCenter Oftalmologia (do Grupo Opty). Segundo a médica, "precisa haver perda entre 40 a 50% das células ganglionares da retina para haver alteração no campo visual. Por isso, é necessário que todos façam exames oftalmológicos periódicos de pressão intraocular, do nervo óptico, das células ganglionares e do campo visual para verificar a saúde ocular", ressalta a médica.

Mesmo pessoas com pressão intraocular dentro do parâmetro considerado normal (até 20 mmHG) em uma primeira medição, devem fazer a consulta de rotina anual ao oftalmologista, inclusive em um cenário de pandemia da Covid-19. Idade acima de 40 anos, história familiar de glaucoma, um valor de pressão intraocular constantemente próximo ao limite, alta miopia e córnea fina, além de diabetes não tratada, uso crônico de medicamento corticoide, estresse crônico e estilo de vida inadequado (má alimentação e sedentarismo) são fatores de risco para o glaucoma.

A falta de informação da população sobre o assunto é uma razão que favorece o diagnóstico tardio do glaucoma, que deve afetar 111,8 milhões de pessoas em 2040, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que 900 mil sofram da doença. A pesquisa "Um olhar para o glaucoma no Brasil", divulgada pelo Ibope Inteligência, mostra que quatro em cada dez brasileiros não sabem o que é glaucoma. Entre os jovens (18 a 24 anos), 53% desconhecem esse problema de visão, e o índice alcança 71% entre adultos com mais de 55 anos.

E, de acordo o documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil”, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO, 2019), a prevalência da cegueira - de diferentes formas - na população brasileira (208.494.900, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE) é estimada em1.577.016 (somando crianças, adolescentes e adultos), sendo 859.416 nas classes B e C, 543.600 na faixa mais pobre e o menor índice, 174.000, no grupo rico. Contudo, a maioria dos casos poderiam ter sido evitados com a prevenção no pré-natal, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado com oftalmologista.

Assim sendo, o zelo com a visão precisa ser mantido em todas as faixas etárias. As unidades EyeCenter Oftalmologia, no Rio de Janeiro, cumprem rigorosamente todas as normas da Vigilância Sanitária e as recomendações do CBO. Atualmente, sair de casa, vale lembrar, é sempre um risco para o contágio pelo Sars-CoV-2. Porém, o perigo de ir ao consultório do oftalmologista é muito menor que, por exemplo, fazer compras em um supermercado. As clínicas e hospitais do Grupo Opty são ambientes controlados e seguros. Portanto, mantenha em dia seus exames de vista.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 25 empresas oftalmológicas, e mais de 1800 colaboradores e 750 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, SP e RJ) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF e RJ), fazem parte dos associados: Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Clínica Visão (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), EyeCenter Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP) e HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), resultando em 56 unidades de atendimento. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version