SEGS Portal Nacional

Saúde

Embolia gasosa disseminada: tem relação com a Covid-19 ou não?

  • Quinta, 06 Mai 2021 11:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entenda o que é, quais são suas causas e consequências, se pode ser reversível e se há relação direta com pacientes infectados com o coronavírus

Muitas dúvidas surgiram em relação a embolia gasosa disseminada, após a ocorrência ter sido relatada em um dos boletins médicos do autor Paulo Gustavo, que infelizmente faleceu por complicações da Covid-19, nesta terça-feira, dia 04.

A rara condição ocorre quando há entrada de ar livre, geralmente em grande quantidade dentro de um vaso sanguíneo. Essas bolhas vão circular nas veias e artérias do corpo até chegar em um órgão, obstruindo a passagem de sangue podendo causar um infarto.

No caso especifico do autor Paulo Gustavo, segundo as informações divulgadas, a embolia gasosa aconteceu em decorrência de uma fístula brônquio-venosa, ou seja, um brônquio, estrutura que leva o ar para os pulmões, fez uma ligação com uma veia (o que chamamos de fístula brônquio-venosa). Esse ar que entrou em uma veia circulou pelo corpo do ator causando danos em diversos órgãos, inclusive o cérebro.

"Apesar de não podermos comentar em detalhes o caso do Paulo Gustavo. É importante entender que fístulas bronquio-venosas são eventos muito raros e que realmente podem ser catastróficos como neste caso. Eventualmente é possível uma tentativa de correção cirúrgica, mas infelizmente nem sempre há tempo hábil para isso."– Felipe Magalhães

Ainda é importante ressaltar que a embolia gasosa não tem relação direta com a Covid-19, mas pode acontecer em decorrência dos tratamentos utilizados para a doença.

"A embolia ocorre quando um material que não consegue se misturar com o sangue cai na circulação. Esse material obstrui as pequenas artérias que irrigam os tecidos, o que prejudica a chegada de oxigênio e nutrientes para as células. Isto pode ser fatal, como infelizmente, foi o caso." – Nathalia Fortins

A diferença para a embolia por trombos é que a obstrução nas veias, artérias ou órgãos é causada por coágulos ao invés de ar.

Fontes:
Felipe Magalhães – clínico geral e diretor científico do Jaleko.
Nathalia Fortins – médica de CTI e professora do Jaleko.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version