SEGS Portal Nacional

Saúde

Circulação da influenza reforça necessidade de prevenção anual

  • Terça, 17 Março 2026 18:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sergio Duran
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Divulgação/ Banco de imagem

Vacina da gripe 2026 chega à rede privada com composição atualizada para o Hemisfério Sul

Infecção respiratória viral aguda, a influenza é responsável por epidemias sazonais que impactam sistemas de saúde em diferentes países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe sazonal está associada a cerca de 1 bilhão de casos anuais no mundo, com 3 a 5 milhões de casos graves e até 650 mil mortes por complicações respiratórias a cada ano.

Sylvia Freire, médica do Sabin Diagnóstico e Saúde, explica que os sintomas mais comuns da gripe incluem febre de início súbito, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta, coriza e mal-estar. “Em parte dos casos, especialmente entre idosos, gestantes, puérperas, crianças pequenas, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos, o quadro pode evoluir para complicações como pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com possibilidade de internação e óbito”, diz.

Em 2025, o Brasil registrou cerca de 220 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz. Entre os casos confirmados para vírus respiratórios, aproximadamente um em cada quatro esteve associado à influenza A, colocando o vírus entre as principais causas de quadros graves no país. No mesmo período, foram contabilizadas mais de 13 mil mortes por SRAG e, entre os óbitos com identificação viral, quase metade teve relação com influenza A.

Vacinação

A vacinação é recomendada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Crianças entre seis meses e oito anos que serão vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. A partir dos nove anos, a recomendação é de dose única anual. Pessoas com febre ou quadro infeccioso agudo devem aguardar melhora clínica antes da aplicação.

Segundo a infectologista pediátrica, a vacina contra a gripe é do tipo inativada, produzida com partículas de vírus partículas de virus que foram cultivadas, inativadas quimicamente e purificadas. “O imunizante estimula a produção Antígenos que não são capazes de causar infecção. Quando a pessoa vacinada entra em contato com o influenza, o sistema imunológico já reconhece o agente e responde de forma mais rápida, reduzindo o risco de evolução para quadros graves”, diz.

Composição

O imunizante é atualizado anualmente para acompanhar as cepas com maior probabilidade de circulação, conforme definição técnica baseada na vigilância global coordenada pela OMS e adotada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A especialista afirma que a atualização anual é necessária devido à capacidade de mutação do vírus. “O influenza sofre alterações genéticas frequentes. A cada ano, centros colaboradores da OMS analisam as amostras coletadas em diversos países para identificar quais cepas têm maior probabilidade de circular na próxima temporada. A composição da vacina é ajustada com base nesses dados”, comenta Sylvia Freire.

Para a temporada 2026 no Hemisfério Sul, a Anvisa definiu que as vacinas trivalentes devem conter vírus similares às variações A (H1N1 e H3N2) e B (linhagem Victoria). Já as vacinas quadrivalentes incluem essas três cepas e podem manter um segundo componente de vírus influenza B (linhagem Yamagata), conforme previsto na regulamentação vigente, embora essa linhagem não apresente circulação documentada nos últimos anos.

Na rede privada em 2026, serão disponibilizadas vacinas trivalentes e quadrivalentes atualizadas, conforme diretrizes da Anvisa. A vacina quadrivalente 2026 e a vacina de alta dose trivalente, destinada a idosos , estará disponível nas unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde.

Grupo Sabin | Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.400 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 362 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia. No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 17, 2026 Saúde

Dor Que Ignora? Pode Ser Pancreatite — E Em Alguns…

Mar 17, 2026 Saúde

Estética e respiração no mesmo procedimento: por que a…

Mar 17, 2026 Saúde

Almoço do CVG-SP debate seguro de vida sob a…

Mar 16, 2026 Saúde

Quase 15% das brasileiras ainda não fazem o…

Mar 16, 2026 Saúde

5 dicas para idosos que querem começar a praticar…

Mar 16, 2026 Saúde

Mitos sobre cannabis medicinal persistem no Brasil…

Mar 13, 2026 Saúde

Por que o rim lidera a fila de transplantes no Brasil?…

Mar 13, 2026 Saúde

Endometriose: saiba como hábitos alimentares podem…

Mar 13, 2026 Saúde

Artrose no joelho avança com envelhecimento da…

Mar 12, 2026 Saúde

Com o envelhecimento da população, glaucoma deve afetar…

Mar 12, 2026 Saúde

Especialista reforça importância da prevenção ao câncer…

Mar 12, 2026 Saúde

Dermatite e psoríase: por que as crises aumentam — e o…

Mar 11, 2026 Saúde

Explosão de ansiedade no pós-Carnaval: consultas por…

Mar 11, 2026 Saúde

Hérnia Abdominal: O Problema Silencioso Que Pode Exigir…

Mar 11, 2026 Saúde

Mais da metade dos brasileiros nunca passou por…

Mar 10, 2026 Saúde

Doenças Inflamatórias Intestinais: As Condições…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version