Pressão arterial alta pode prejudicar a visão?
Oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala sobre a relação entre hipertensão arterial e a Retinopatia Hipertensiva
Nosso sangue é bombeado do coração para as paredes internas das artérias do corpo com uma força natural e os vasos sanguíneos exercem uma certa resistência, o que chamamos de pressão arterial. Quando esta pressão sobe além do considerado ideal (a chamada hipertensão arterial), podem surgir problemas cardíacos e vasculares. Nos olhos, os efeitos nocivos da hipertensão arterial podem levar à Retinopatia Hipertensiva – edema no nervo óptico causado pelo entupimento da veia da retina, tendo um aumento bem importante, afetando a retina. e podendo causar a perda da visão.
A oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, médica oftalmologista, professora titular de Oftalmologia da UNICAMP e chefe do Departamento de Oftalmologia da FMC/UNICAMP, explica que este edema, ou inchaço no nervo óptico, “poderá comprometer seriamente a visão, atrofiando a vascularização da região, podendo levar o indivíduo a enxergar vultos e mais grave, à perda da visão”.
A especialista ressalta que a Retinopatia Hipertensiva é uma doença silenciosa, muitos pacientes não têm sintoma algum ou quando são notados (sensibilidade à luz, visão embaçada, dor de cabeça perda da visão central ou periférica) ela já está em grau avançado, “por isso são importantes as consultas oftalmológicas para avaliação e diagnóstico precoce”, lembra Keila Monteiro de Carvalho.
Sobre a Dra. Keila Monteiro de Carvalho
Médica oftalmologista, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FMC/UNICAMP
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>