Fechados em casa, a visão piorou além do aumento nos acidentes domésticos de visão durante a pandemia
A maior causa de deficiência visual no mundo é a falta de óculos de grau. A informação é da OMS (Organização Mundial da Saúde). O levantamento demonstra que a prevalência dos problemas de visão varia entre os países. No Brasil, a falta de correção da presbiopia que dificulta enxergar de perto a partir dos 40 anos e dos erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) respondem por 53% das deficiências visuais evitáveis. Superam, inclusive, a catarata, opacificação do cristalino, que no Brasil responde por 49% da perda reversível da visão, contra 35% nos países mais ricos.
Dados: No estudo realizado pela Direção de Saúde Visual da Essilor Portugal, 44,8% dos inquiridos referiram a visão mais desfocada e, no mesmo período, 59% afirmam terem sentido a visão afetada pela claridade do dia ao sair à rua, enquanto 40% relatam irritação ocular.
Mais tempo em frente aos ecrãs e menos ginástica ocular ao permanecermos fechados muito tempo em casa estão a degradar a visão. Os longos períodos de isolamento social e quarentena a que tem sido submetida boa parte da população desde o início da pandemia da Covid-19 têm reduzido os registros de acidentes de trabalho e até mesmo no trânsito. Por outro lado, são cada vez mais recorrentes os acidentes domésticos. Alguns parecem simples, mas podem esconder um perigo grave de perda de visão.
São diversas queixas como dor nos olhos, olho vermelho ou visão turva, após incidentes domésticos como queima de lixo, explosão de latas de spray e até ocasionados por pequenos reparos com furadeira, sem uso de óculos de proteção. Por isso a busca por um tratamento rápido pode reduzir riscos.
Segundo o trabalho, publicado em janeiro, os meses de confinamento associados a um incremento na utilização de ecrãs piorou a qualidade da visão, com quase metade dos inquiridos (44,2%) a queixar-se de perda na acuidade visual.
Fontes:
Oftalmologista, Cirurgião de catarata e retina Dr. Fernando Drudi da Clínica Olhar Certo (primeira rede de franquias de clínicas oftalmológicas do Brasil)
Oftalmologista Dra. Priscilla Drudi da Clínica Olhar Certo (primeira rede de franquias de clínicas oftalmológicas do Brasil)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>