Brasil,

Barriga Solidária & Barriga de Aluguel você conhece a diferença?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa da Silva Spalding
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

“Nós Tentantes, Projeto de Vida” realiza evento online ao vivo e inédito sobre a temática

Evento online em 24 de abril, ao vivo pelo canal do YouTube do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, das 10h30min às 12h30min, terá participação de reconhecidos especialistas em Reprodução Assistida e casos reais de Barriga Solidária e Barriga de Aluguel no Brasil e na Ucrânia

Ainda envolto por muito tabu e por uma série de peculiaridades, inclusive no que tange à legislação a respeito da temática, o assunto Barriga Solidária e Barriga de Aluguel suscita inúmeros questionamentos entre as pessoas, a começar pela diferença entre uma e outra. Barriga Solidária não envolve relação financeira, sendo, assim, permitida no Brasil. Já Barriga de Aluguel é proibida de ser contratada em nosso país, justamente porque aqui não é permitido cobrar para emprestar o útero. E, apesar de estarmos no século XXI e já ter sido até mesmo abordado em novelas exibidas pela televisão brasileira, a questão, além de polêmica, divide opiniões.

Desta forma, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” – rede de apoio idealizada pelo casal Karina Steiger e Pedro Corbetta, porta-vozes da ovoadoação no Brasil - traz à tona o tema de forma franca e aberta com a realização de seu primeiro evento online de 2021, em 24 de abril, das 10h30min às 12h30min. Com a presença de renomados especialistas em Reprodução Humana, o conteúdo revela um mundo de sentimentos e particularidades, mesmo quando se trata de gerar amor, estando entre as possibilidades de se tornar uma forma de ter nos braços o filho que tanto mães e pais desejam. Assim, em meio a muita singularidade, urge o debate sobre a questão, tentando desvelar o máximo possível uma das maneiras de Reprodução Assistida já estabelecidas e legítimas em diferentes países do mundo.

Conforme evidencia a mediadora do evento, Karina Steiger, ex-tentante e idealizadora do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, está mais do que na hora dessa possibilidade real e generosa, que ajuda tantas famílias a trazerem seus bebês para casa ser tratada de modo amplo e transparente. “Queremos trazer para as pessoas um maior entendimento sobre o assunto de forma leve e verdadeira, e todas as probabilidades existentes no Brasil e no exterior.” De acordo com ela, a ideia é mostrar claramente às tentantes as diferenças existentes sobre a questão em cada país em termos de legislação, funcionamento e detalhes técnicos. “Além disso, e, acima de tudo, falaremos de sentimentos com quem já passou por isso”, enfatiza.

O evento será apresentado ao vivo no canal do YouTube do “Nós Tentantes”, com suporte do Igenomix Brasil. Participarão especialistas em Reprodução Assistida e casos reais de Barriga Solidária no Brasil e Barriga de Aluguel na Ucrânia.

Entre eles estarão *Cristina Carvalho, geneticista do Igenomix; e o médico *Carlos Petta, coordenador do Laboratório de Reprodução Assistida do Hospital Sírio Libanes, na capital paulista, e diretor da clínica Fertilidade e Vida, em Campinas (SP). Como casos reais de Barriga Solidária e Barriga de Aluguel serão apresentadas Alana Generoso, ex-tentante, hoje mãe solo dos trigêmeos Henrique, Heitor e Helena, que teve a prima Silvana De Britto, como sua Barriga Solidária, tudo realizado no Brasil, e a também brasileira Camila Pavan, cuja Barriga de Aluguel foi de uma mulher residente na Ucrânia. Ela e o marido, Adriano Garbelini, atravessaram o mundo em meio à pandemia para buscar a filha. Lá, por exemplo, é permitido o pagamento para emprestar o útero, porém só pode ser realizada em casal heterosexual e com diagnóstico de doença genética por parte da mulher.

O evento conta ainda com apoio da clínica Fertilidade e Vida, sendo um convite para que juntos todos possam mostrar para o Brasil que não é preciso desistir do sonho da maternidade. “Com amor e gratidão se chega ao topo”, salienta Karina.

*Cristina Carvalho

Geneticista com mestrado em morfologia, doutorado e pós doutorado em Ginecologia pela UNIFESP. Possui ainda experiência de 19 anos e amplo conhecimento da área médica e biológica, como pesquisadora e docente no segmento de Saúde da Mulher, com destaque para elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em genética médica molecular.

*Carlos Petta

Integrante da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, do Núcleo Médico-Científico do Instituto de Apoio e Pesquisa à Endometriose, do The International Society for Gynecologic Endoscopy, e do World Endometriosis Research Foundation, além de professor livre docente de Ginecologia.

Sobre o “Nós Tentantes, Projeto de Vida”

Criado em 2019 pelo casal Karina Steiger e Pedro Corbetta, hoje ex-tentantes, o projeto, pioneiro no Brasil, tem o objetivo de ajudar tentantes a construírem suas famílias, levando acolhimento, através das várias formas de gerar amor. Após vivenciar todo o processo para ter o filho nos braços, eles sabem exatamente quais as dúvidas e inseguranças por que passam aqueles que optam pela mesma experiência.

Assim, o grupo de apoio “Nós Tentantes” chegou para olhar no olho e falar com o coração sobre tudo que rodeia o campo da reprodução assistida, além da própria trajetória deles que, durante quatro anos, trilharam este caminho circundado de emoções, frustrações e vitórias. Sempre com a ciência, as ferramentas da medicina e o corpo de profissionais e especialistas lado a lado com o casal. Hoje, esta rede de apoio conta com eventos já realizados presencialmente e online, com a presença de especialista em Reprodução Assistida e tentantes e ex-tentantes, além de uma série de 70 podcasts já disponíveis gratuitamente no link https://bit.ly/podcastnostentantes e nas principais plataformas de streaming de podcasts, além do Spotify. Cada episódio tem o propósito de acolher e partilhar a experiência entre as tentantes.

Identificação dos integrantes das fotos:

- Alana Generoso (mãe - cabelo curto)

- Silvana De Britto (prima da Ala, Barriga Solidária)

- Trigêmeos: Helena (no meio, roupinha salmão), Henrique (roupinha verde), Heitor (roupinha nude)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar