Descubra como usar o app desenvolvido com participação do Butantan para ajudar a frear a pandemia
Quanto mais pessoas aderirem ao GHM, melhores e mais rápidos serão os resultados
A GHM e o Instituto Butantan anunciaram recentemente uma plataforma gratuita desenvolvida especialmente para ajudar no combate à pandemia. Baseado no rastreamento de contatos, o app GHM ajuda usuários a detectarem se estiveram próximos a uma pessoa contaminada.
Conhecida como “contact tracing”, essa tecnologia é uma famosa aliada em crises epidemiológicas. “O funcionamento se dá pelo smartphone, por geolocalização, com uso de dados bem similar aos aplicativos de rotas de trânsito”, explica Henrique Mendes, CEO da GHM.
O app, que é considerado inédito no mundo, começou a ser testado por meio de uma parceria com a cidade de Araraquara e já está disponível para download em todo o Brasil.
Além de indicar áreas de risco por meio de mapas de calor, o GHM ajuda no monitoramento de sintomas individuais. “O time de infectologistas do Instituto Butantan participou e validou o algoritmo na seção de autoavaliação do usuário, o que faz com que o monitoramento seja o mais certeiro possível”, afirma Adam Barão, CTO da GHM.
Segundo ele, a autoavaliação é uma etapa muito importante e deve ser preenchida diariamente. Quanto mais rápido a população do país instalar e alimentar o app de informações individuais, mais eficaz será o monitoramento em todas as regiões.Confira abaixo o passo a passo para se cadastrar na plataforma:
Passo a passo
1) Faça o download do GHM no site da empresa ou pelas lojas online da Apple ou do Google.
2) Clique no botão “Criar minha conta” para iniciar o cadastro.
3) Leia e aceite os termos de uso, clicando em “Continuar”.
4) Informe seus dados ou cadastre-se usando uma rede social.
5) Abra seu email (o mesmo que incluiu no cadastro) para acessar o código de ativação.
6) Conclua seu cadastro informando os dados solicitados.
7) Finalize e clique em “Começar a usar”.
8) Faça a autoavaliação diariamente.
9) Mantenha ativa a função de localização do seu smartphone.
Uso de Dados
A Política de Privacidade que o GHM firma com o usuário foi construída a partir da Lei Geral de Proteção de Dados, de modo que a população entra no mapeamento de forma 100% anônima e não tem qualquer um de seus dados expostos.
“Acreditamos que, além de ser uma ferramenta importante para a autopreservação do cidadão, o app pode fornecer números relevantes para as diversas instâncias de gestão pública. Lembrando novamente que as informações são totalmente anonimizadas”, reforça Mendes.
Além do Instituto Butantan e do Município de Araraquara, são parceiros ou apoiadores do Global Health Monitor o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o programa Startup With IBM (da IBM), a HiLab (Health Tec de Curitiba), EZOK e a Ninho Digital.
SOBRE A GHM
A Global Health Monitor é uma empresa privada, independente, que nasceu para oferecer soluções de saúde que ajudem gestores públicos e privados a centralizar, numa mesma plataforma, ferramentas importantes para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores ou população, em especial na luta contra a Covid-19. Sua tecnologia identifica e previne a disseminação do vírus com a ajuda de recursos disponibilizados pelo sistema. Entre as soluções já desenvolvidas estão o app GHM e a assistente virtual Tainá.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>