SEGS Portal Nacional

Saúde

Segunda onda: psicoterapia remota como aliada no cuidado com a saúde mental dos colaboradores

  • Sexta, 19 Março 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SELMA OROSCO
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A nova onda de casos e mortes por Covid-19 que estamos enfrentando tem encontrado as pessoas ainda mais fragilizadas e abaladas mentalmente. Considerado o pior momento da pandemia, a situação atual tem gerado grande exaustão emocional tanto pelo risco de contágio quanto pela ocorrência da própria doença em pessoas próximas.

Luto coletivo, medo gerado pelo isolamento e crises de ansiedade estão entre os problemas de saúde mental que se tornaram comuns no nosso país, que enfrenta esse segundo pico de contágio.

Mesmo com essas dificuldades, existem maneiras de auxiliar as empresas a cuidarem da saúde dos colaboradores que precisam de suporte nesse momento, mesmo que de longe. E a psicoterapia remota é uma delas.

Para a psicóloga da Copplasa, empresa especializada na gestão de benefícios e seguros corporativos, Mariana Clark, especialista em Perdas, Humanização, Acolhimento e Prevenção de Saúde Mental, poder apoiar o funcionário em um momento desorganizador, como o que estamos vivenciando, se torna ainda mais importante do que nunca agora.

“Dar aos funcionários, de todos os setores e ambientes de uma empresa, acesso a psicoterapia remota, como suporte psicológico confidencial pode ser considerado parte do dever de cuidado do empregador. Dar caminhos produtivos afetuosos e ser mais tolerante com o sofrimento humano faz com que a organização funcione como reguladora de questões emocionais o que diminuirá substancialmente as chances de adoecimentos mentais e emocionais”, ressalta.

A psicóloga observa que um funcionário pode ser capaz de cuidar e aliviar possíveis estresses e com isso melhorar a própria saúde física e mental, ao tempo que aumenta a qualidade de vida, o que pode ocasionar um impacto profissional mais contundente e positivo como um todo. “A terapia remota pode atuar de forma a apoiar os funcionários a descobrirem o próprio caminho de autoconhecimento e de responsabilidade frente às adversidades da vida”, diz

Segundo Mariana, é preciso entender o indivíduo na integralidade dele, compreender que são seres humanos únicos e capazes de entregar aquilo que se comprometeram, ao mesmo tempo olhar para o contexto organizacional e acreditar que se pode amparar as dores e endereçá-las, com a devida responsabilidade compartilhada.

Alguns números reforçam essas informações. Como por exemplo, publicação recente na revista científica The Lancet Psychiatry[i] em que mostra que a cada 1 dólar investido em programas de saúde mental, o retorno recebido é de 4 dólares em melhor saúde para o trabalhador, especialmente no que diz respeito a produtividade e capacidade produtiva.

Vale destacar ainda que levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), destacou que o Brasil já era o país mais ansioso do mundo, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, com cerca de 18 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno. Além disso, estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro constatou que houve crescimento de 80% nos casos de ansiedade entre os brasileiros durante a pandemia.

Sendo assim, não hesite em buscar ajuda especializada, pois uma sessão online semanal de psicoterapia pode fazer grande diferença nesses tempos de coronavírus.

Sobre a Copplasa: A Copplasa é uma empresa brasileira especializada na gestão de benefícios e seguros. Fundada em 2001, tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, atua em 19 estados e gerencia 160 mil vidas por meio de uma carteira com mais de 800 clientes corporativos de diferentes portes e setores. A Copplasa conta com sólida estrutura operacional e técnica, que permite oferecer inovação no uso de dados científicos e métricas atuariais aplicadas à gestão médica, impactando positivamente a vida dos clientes. A empresa movimenta anualmente R$250 milhões em prêmios junto às principais seguradoras e operadoras do Brasil.

[i] https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(16)30024-4/fulltext


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version