SEGS Portal Nacional

Saúde

Cresce o número de farmácias em todo o Brasil

  • Segunda, 08 Março 2021 10:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Agner Corazza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A preocupação com a saúde motivou o aumento das unidades em todas as regiões do país. É o maior volume desde 2018

O ano de 2020 foi marcado por mudança no comportamento das pessoas que passaram a se preocupar mais com a saúde e o bem-estar. O principal motivo deve-se a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que há um ano afeta a população mundial. Tais mudanças refletiram em um vasto crescimento na abertura de farmácias e drogarias de todo país, que registraram aumento na liquidez e expansão de investimentos. Pelo menos é o que revela pesquisa realizada pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), que responde por quase metade das vendas de drogarias do país.

Para este ano, a projeção de crescimento permanece positiva, com expectativa entre inaugurações e fechamentos, de cerca de 900 unidades em todo Brasil, maior volume desde 2018. Ainda de acordo com a Abrafarma, em 2020, existiam cerca de 8,3 mil lojas das redes associadas. Para 2021 esse número deve chegar a 9,2 mil.

Os empreendedores que estão de olho no mercado e pretendem abrir sua própria farmácia, poderão ter sucesso já nos primeiros anos de negócio. Para isso é necessário planejamento, organização e atenção a legislação. O diretor de marketing da startup farmacêutica, MyPharma, Carlos Henrique Soccol, aconselha que o primeiro passo para abrir uma farmácia é se atentar ao cumprimento de requisitos legais exigidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais órgãos federais e estaduais.

“Feito o cumprimento das exigências legais, os futuros empresários devem levar em consideração que as farmácias vendem produtos com grau elevado de comoditização, ou seja, sem diferenciação dos tipos de produtos. O grande diferencial do futuro negócio, não é somente o atendimento, mas também o domínio de canais digitais. Quem entender essa regra tende a sair na frente”, orienta o diretor de marketing da MyPharma, Carlos Henrique Soccol.

Mas e por onde começar o novo negócio? Confira dicas importantes da parte legal e operacional para abertura de farmácia, segundo informações da MyPharma:

FASE LEGAL DA FARMÁCIA:

• Passo 1: Constitua a farmácia e escolha o tipo societário: Comandita Simples; Nome Coletivo; Comandita por Ações; Sociedade Anônima ou Sociedade Limitada.

• Passo 2: Escolha o nome da empresa: o nome pode ser em forma de denominação social ou firma. A sociedade limitada pode adotar tanto firma, quanto denominação social, porém no final do nome, deve constar a palavra Limitada ou sua abreviatura Ltda. A firma será composta com o nome de um ou mais só-cios da farmácia.

• Passo 3: Depois de escolher o nome, é preciso fazer o pedido de busca na Junta Comercial para verificar se não há nenhuma empresa registrada com o mesmo nome. Esta busca é realizada após pagamento de uma taxa. A inscrição do nome da empresa assegura o seu uso exclusivo, no mesmo ramo de atividade, no esta-do em que for registrada a empresa. Se quiser estender a proteção e o uso com exclusividade da marca em todo o país, é preciso fazer o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

• Passo 4: Abra um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Esta é uma obrigação de qualquer pessoa jurídica. Na sequência é preciso escolher o regime de tributação que a empresa irá se enquadrar, variando de acordo com o montante da arrecadação anual e demais fatores do negócio. Vale buscar ajudar de um contador!

• Passo 5: Providencie documentos: Fotocópia do IPTU do imóvel onde será a sede da empresa; Contrato de locação registrado em cartório (se o imóvel for alugado), ou declaração do proprietário (quando o imóvel for cedido); Fotocópia autenticada do RG e CPF/MF dos sócios; Fotocópia autenticada do comprovante de endereço dos sócios. Verifique também as exigências do Conselho Regional quanto à elaboração do contrato social, especificamente sobre a formação societária e responsabilidades técnicas.

• Passo 6: Elabore o contrato social ou solicite a declaração de personalidade jurídica: O contrato social da empresa deve ser elaborado e apresentado na Junta Comercial. Já a declaração de personalidade jurídica seguirá os mesmos passos relacionados no processo de constituição de uma sociedade empresária, devendo apresentar uma declaração própria exigida pela Junta Comercial.

Com a empresa já constituída é necessário fazer os registros nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Anvisa, Vigilância Sanitária e Conselho Federal de Farmácia.

Feito isso é hora é organizar a operação da farmácia! Confira as sugestões dadas pela startup do ramo de farmácias, MyPharma, conforme o artigo publicado no Blog.

FASE OPERACIONAL:

Passo 1: Monte um Plano de Negócios: Sem ele não há empresa! O plano de negócios é um documento que descreve todos os objetivos da empresa e quais passos serão dados para que esses objetivos sejam alcançados.

Passo 2: Identifique o capital: Estude e pesquise relacionando as despesas que a empresa terá, como por exemplo, imóvel, instalações, equipamentos, documentações, colaboradores, etc. É importante também, reservar uma quantidade para imprevistos e deixar o capital de giro ativo para os primeiros meses de operação do estabelecimento. Organização e planejamento são muito importantes!

Passo 3: Planeje a estrutura: a farmácia ou drogaria deve possuir área mínima de 20 metros quadrados para dispensação. É lei! A sala para a realização de serviços, como por exemplo, a aplicação de injetáveis deve possuir no mínimo 3 metros quadrados.

Passo 4: Escolha produtos e serviços: Para definir quais serão os produtos a ser vendidos na farmácia é importante levar em consideração, produtos que irão driblar a concorrência e atender as necessidades dos clientes. Vale ressaltar que todos os produtos e serviços devem estar regulamentados conforme a Lei Estadual nº12.623/2007 e Instrução Normativa da Anvisa nº 9 de 17 de agosto de 2009.

Quanto aos serviços, a legislação também deve ser seguida. A RDC 44/09 é uma legislação farmacêutica que estabelece critérios para boas práticas farmacêuticas. As farmácias e drogarias podem oferecer serviços de atenção farmacêutica, perfuração auricular para colocação de brincos, aferição da pressão arterial e glicemia e administração de medicamentos via injetável e inalatória.

Passo 5: Divulgue seu estabelecimento: Pense na farmácia como uma novidade e que precisa ser ampla e estrategicamente divulgada. Vale a pena investir em marketing e divulgar muito o novo negócio!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version