SEGS Portal Nacional

Saúde

Entidade promove mobilização para que governo disponibilize tratamento adequado para a retinopatia diabética, que pode causar cegueira

  • Quarta, 06 Janeiro 2021 11:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanha #Olhe Para Essa Causa divulga manifesto pela vigência do protocolo que que viabilize o tratamento da doença

Os diabéticos apresentam um risco de perda de visão 25 vezes maior do que qualquer outra pessoa. A retinopatia diabética, uma complicação relacionada ao diabetes mellitus, é a primeira causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Após um período de 20 anos de doença, cerca de 90% dos diabéticos tipo 1 e 60% daqueles com o tipo 2 tenderão a apresentar algum grau de retinopatia. Porém, havendo acompanhamento oftalmológico e diagnóstico precoce, a retinopatia diabética pode ser tratada, assim como o Edema Macular Diabético (EME), reduzindo o risco de cegueira.

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, situados no fundo do olho. É uma doença crônica, progressiva e a perda visual que causa não pode ser recuperada. Quando os vasos comprometidos se rompem, o sangue e outros líquidos podem extravasar para a retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD). O Edema Macular Diabético resulta do enrijecimento do tecido da mácula e pode ser detectado pelo exame de OCT (tomografia de coerência ótica). O EMD pode causar distorção das imagens, embaçamento, perda da acuidade visual na visão central. Pode haver retinopatia diabética sem Edema Macular Diabético. O EMD pode ser tratado, e o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) já passou por todas as fases de aceitação no Ministério da Saúde, nas Sociedades Médicas e em Consulta Pública. Resta apenas que o Ministério da Saúde autorize a sua vigência no SUS através de uma portaria.

No Brasil, um grande número de pacientes com retinopatia diabética que desenvolveram Edema Macular Diabético estão sem tratamento no SUS pelo atraso na publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas pelo Ministério da Saúde. Esta demora tem prejudicado a qualidade de vida de muitos diabéticos, que correm o risco de perder a visão.

A campanha da Retina Brasil “Olhe para essa Causa” tem o objetivo de mobilizar a sociedade para garantir que os pacientes com retinopatia diabética e Edema Macular Diabético não percam a visão por falta do tratamento adequado no SUS.

Tratamento já aprovado

A aprovação do tratamento para Edema Macular Diabético foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de novembro de 2019, por meio da Portaria 50 do Ministério da Saúde. Essa portaria estabeleceu o prazo de 180 dias para que a medicação estivesse disponível no SUS. A disponibilização do tratamento está condicionada à autorização, pelo MS, para que o PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) entre em vigor. “O processo [que viabilizou o PCDT] contou com mais de 3.400 contribuições favoráveis à sua implementação através de Consulta Pública feita pela CONITEC/Ministério da Saúde, com a participação de sociedades médicas, diversos profissionais de saúde, pacientes, familiares e associações de pacientes”, informa a Retina Brasil, em seu portal na internet.

O PCDT precisa entrar em vigor para que os pacientes do SUS não precisem mais esperar por um tratamento que poderá lhes garantir melhor qualidade de vida. O manifesto para que o medicamento aprovado chegue o quanto antes pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/33Ynv4u

Sobre a Retina Brasil

A Retina Brasil é uma organização não governamental, formada por pessoas com doenças da retina e que tem como missão apoiar e informar pessoas com doenças da retina e seus familiares e lutar pelo direito dos pacientes à saúde ocular. Ela incorpora pessoas com doenças da retina mais comuns, como a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e inclui as pessoas com as doenças mais raras da retina, de caráter hereditário, como Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Sindrome de Usher, Coroideremia e outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version