Brasil,

Novembro Azul: cirurgia robótica revoluciona combate ao câncer de próstata

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Déborah Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Novembro Azul: cirurgia robótica revoluciona combate ao câncer de próstata

Entenda como funciona o tratamento e as principais dúvidas sobre o assunto; especialista destaca a recuperação rápida e volta da qualidade de vida dos pacientes após o procedimento

O mês de novembro é todo dedicado aos cuidados com a saúde masculina e a prevenção de uma das doenças que mais mata os homens anualmente: o câncer de próstata. A falta de conscientização e preconceito ainda são os principais obstáculos para os médicos e o Novembro Azul se tornou o momento ideal para falar sobre o assunto sem tabus e tirar dúvidas que são fundamentais para manter a saúde dos homens.

Atualmente, os principais medos deles estão relacionados ao tratamento da doença. O receio de ter complicações para o organismo e qualidade de vida, faz muitos homens adiarem os exames, algo que pode ser ainda mais perigoso. Porém, a boa notícia, é que a modernidade traz constantemente novidades e tratamentos cada vez mais seguros. Entre eles, está a cirurgia robótica, procedimento que se tornou o aliado de maior destaque nos últimos anos.

Pedro Romanelli, urologista e especialista em cirurgia robótica, comenta que esse tratamento começou a ser desenvolvido em meados da década de 80 e recebeu diversas atualizações ao longo dos anos que a transformou em um dos métodos mais seguros para tratar o câncer de próstata.

“A princípio, existe a ideia de que, por causa do nome, essa é uma cirurgia totalmente feita por robôs. Na verdade, ela é conduzida pelo cirurgião especialista. Ou seja, conseguimos unir o conhecimento médico e as ferramentas robóticas necessárias para localizar a área em que a doença se desenvolve e, assim, operá-la com mais precisão e agilidade”, esclarece.

O equipamento utilizado durante a cirurgia, permite ao médico observar a área em alta definição. “Ela também nos fornece os instrumentos de fácil manipulação e flexíveis necessários para a operação. Podemos chegar às áreas mais profundas do corpo com maior segurança”, completa.

Dessa forma, o paciente tem muito mais chances de recuperação total e sem complicações ao longo do tratamento. “Porém, é importante lembrar que quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor serão os resultados do tratamento. Infelizmente, em casos muito avançados, mesmo a cirurgia robótica pode apresentar dificuldades. Por isso, existe a necessidade de falarmos sobre o assunto e conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção e exames frequentes em homens com predisposição genética ou com mais de 50 anos”, destaca.

Cirurgia robótica não apresenta complicações na maioria dos casos

Como já citado, o diagnóstico precoce pode salvar vidas e também é um aliado na recuperação do paciente. Em conjunto com a cirurgia robótica, a maioria dos pacientes recuperam a vida normal após o tratamento. Dr. Pedro comenta que existe um mito de que a cirurgia pode dar errado e provocar a infertilidade, incontinência urinária, impotência sexual, dentre outros. “Na realidade, essas são complicações causadas pelo avanço do câncer de próstata. Ao realizar a cirurgia com profissionais habilitados, o paciente volta a realizar as atividades normais do seu dia-a-dia, com saúde adequada. O mais importante é evitar esperar e começar o tratamento o quanto antes”, orienta.

Fonte: Dr. Pedro Romanelli, urologista e especialista em cirurgia robótica, além de diretor da Sociedade Brasileira de Urologia em MG


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar