Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde do intestino pode estar relacionada ao diabetes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

- Endocrinologista comenta estudo

O impacto de uma determinada dieta na microbiota intestinal pode melhorar o glicometabolismo (resistência à insulina, hemoglobina glicada e glicemia) em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2), de acordo com estudo recém-publicado.

Diabetes é uma doença muito prevalente e seu tratamento requer acompanhamento médico, mas é sabido que uma alimentação equilibrada é grande aliada, até porque, o DM2 está associado à obesidade. “Neste sentido, esse estudo reforça mais uma vez a importância de se abordar o diabetes como um todo, incluindo a saúde do nosso intestino. Hoje a Endocrinologia tem tentado entender cada vez mais como a nossa microbiota intestinal interfere no desenvolvimento de doenças, seja porque um ambiente intestinal mais inflamatório aumenta riscos de Diabetes, seja porque bactérias intestinais também se relacionam com escolhas alimentares piores ou melhores” explica Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Este ensaio clínico randomizado com 45 pacientes teve como objetivo determinar o efeito de uma dieta pobre em carboidratos e feita à base de amêndoa no glicometabolismo, bem como na microbiota intestinal e no peptídeo 1 semelhante ao glucagon em jejum em pacientes com DM2.

A ingesta de amêndoas aumentou significativamente as bactérias produtoras de ácidos graxos exercendo um efeito benéfico sobre o glicometabolismo em pacientes com DM2. “Ainda são necessários mais estudos, mas esse ensaio reforça necessidade de educarmos nossos pacientes sobre a relação entre o conteúdo da nossa dieta, a saúde da microbiota intestinal e o controle de doenças crônicas, como o diabetes. A estratégia de aprendizado em diabetes e autogestão constitui hoje um dos pilares fundamentais no controle da doença”, conclui Dra. Andressa.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo