Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hospital Santa Cruz realiza procedimento cardiológico inédito no Paraná

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kamilla Marcato
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Técnica de crioablação usa baixas temperaturas para tratar arritmias e oferece muito mais segurança ao paciente; método faz parte da nova Linha de Cuidados Cardiológicos implementada pela Rede D'Or São Luiz

A equipe médica do Hospital Santa Cruz realizou, em agosto, a primeira intervenção cardiológica por crioablação no Estado. A técnica é mais segura, pois oferece a possibilidade de reversão da morte celular dependendo da temperatura de congelamento, o que não é possível na técnica tradicional por radiofrequência. O método, que nunca havia sido aplicado em um hospital paranaense, faz parte da nova Linha de Cuidados Cardiológicos implementada pela Rede D’Or São Luiz em Curitiba (PR).

O paciente era um jovem, com menos de 30 anos e com diagnostico de Síndrome de Pré-Excitação ou Wolff Parkinson White. Os portadores dessa doença apresentam um caminho extra de impulsionamento elétrico, o que leva o coração a receber mais estímulo do que o necessário para funcionar. “Isso aumenta as chances de desenvolvimento de arritmias cardíacas graves e pode levar à morte súbita”, explica o cardiologista especialista em eletrofisiologia e estimulação cardíaca artificial do Hospital Santa Cruz, Dr. Maurício Montemezzo (CRM-PR 28.508, RQE 19.281/24.365).

O problema é que a via acessória desse paciente passava muito perto da via de condução normal. “Se para tratar esse tipo de problema temos que cauterizar essa via com o auxílio de um cateter, existe o risco de atingirmos a condução normal e o paciente precisar de um marcapasso”, indica Dr. Mauricio. Com a crioablação, a equipe médica consegue congelar a área a uma temperatura de até 30°C negativos e verificar se o bloqueio foi feito corretamente, para só então promover a intervenção definitiva a -60°C. “Com a possibilidade de reverter a morte celular, reforçamos a segurança do paciente”, completa o médico.

A crioablação é uma técnica bastante nova, disponível no mercado há pouco mais de seis anos. Na região Sul do país, havia sido aplicada somente em Porto Alegre (RS). Além de solucionar arritmias, o método por congelamento pode ser utilizado em casos de fibrilação atrial – doenças que não podem ser tratadas apenas com medicamentos e demandam intervenção precoce, porque além do risco de morte, impactam a qualidade de vida do paciente. “É importante destacar que esse é um tratamento definitivo. Uma vez curado, o paciente não volta a apresentar o problema novamente”, completa Dr. Maurício.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento, Checkup e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo